Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Em fórum do BRICS, profissionais de mídia defendem cooperação como arma contra desinformação

© Sputnik5º Fórum de Mídia do BRICS, organizado pela agência chinesa Xinhua e realizado em Pequim em 8 de julho de 2022. O evento reuniu representantes de mídias de diversos países e teve formato híbrido, com a grande maioria dos convidados participando remotamente
5º Fórum de Mídia do BRICS, organizado pela agência chinesa Xinhua e realizado em Pequim em 8 de julho de 2022. O evento reuniu representantes de mídias de diversos países e teve formato híbrido, com a grande maioria dos convidados participando remotamente - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Nos siga noTelegram
Representantes de mídias de diversos países, incluindo os cinco Estados-membros do BRICS, funcionários das Nações Unidas e outras autoridades trocaram impressões, nesta sexta-feira (8), sobre os principais desafios da mídia profissional no pós-pandemia e diante da ascensão de novas tecnologias.
O 5º Fórum de Mídia do BRICS, em Pequim, foi organizado pela agência chinesa Xinhua. O evento, que teve como tema "Construindo o Consenso do BRICS, Promovendo o Desenvolvimento Global", foi realizado em formato híbrido, com alguns participantes presentes no Museu do Partido Comunista da China e a grande maioria participando remotamente.
Moderado pelo presidente da Xinhua, Fu Hua, o fórum discutiu as responsabilidades dos meios de comunicação, aspectos da inovação e da integração por meio das novas tecnologias, cooperação entre os países do BRICS, pragmatismo e desenvolvimento sustentável. Vários participantes destacaram a importância do jornalismo no combate à desinformação, que se intensificou nos últimos anos, sobretudo com o fluxo desordenado de informações a partir das crises desencadeadas pelo novo coronavírus. Mas não apenas.
Página inicial do Google (imagem referencial). - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2022
Notícias do Brasil
Entre censura e falsas narrativas, o que há para comemorar no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa?
"A pandemia se tornou uma linha de divisão da nossa época", afirmou em seu discurso Sergei Kochetkov, primeiro vice-editor-chefe da Rossiya Segodnya, grupo de mídia internacional que engloba a agência Sputnik. Segundo Kochetkov, máquinas de desinformação têm inundado o mundo nos últimos tempos, afetando diversas áreas. E as mídias profissionais têm a obrigação de combater esse problema. Nesse sentido, princípios básicos do BRICS, como a "cooperação pragmática e o respeito mútuo", podem ser importantes aliados nessa empreitada.
Demais palestrantes também alertaram para os riscos de concentração de meios de comunicação nas mãos de grandes empresas privadas, que, muitas vezes, tentam controlar o acesso à informação de acordo com seus interesses, vendendo uma falsa ideia de pluralidade, relembraram a importância do papel social da imprensa, questionaram o uso das redes sociais como instrumentos de manipulação e sublinharam que o avanço tecnológico pode também ser uma grande ferramenta para a promoção do trabalho profissional da mídia.
Logo do BRICS - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2022
Panorama internacional
'BRICS pode formar base de nova ordem mundial': especialista avalia perspectiva de expansão do bloco
O Fórum de Mídia do BRICS foi proposto pela Agência de Notícias Xinhua em 2015 e iniciado em conjunto com meios de comunicação do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. Na edição deste ano, estiveram presentes cerca de 300 representantes de mais de 170 meios de comunicação e instituições de 73 países e regiões.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала