Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China conduz exercícios de combate perto de Taiwan em meio a visita de senador dos EUA à ilha

© AP Photo / Ministério da Defesa de TaiwanCaça chinês J-16
Caça chinês J-16 - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2022
Nos siga noTelegram
O Exército da China organizou patrulhas conjuntas de preparação para o combate e manobras de combate reais no mar e no espaço aéreo em torno da ilha de Taiwan, informou o coronel Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro Oriental da China em comunicado.
"Recentemente os EUA têm feito movimentos constantes sobre a questão de Taiwan para apoiar as forças separatistas […] Isso é completamente inútil e só vai perturbar a paz no estreito de Taiwan e exacerbará as tensões regionais", disse porta-voz, acrescentando que a ilha "é parte da China" e que o Exército do país "salvaguarda resolutamente a soberania e a segurança nacional", escreve agência de notícias Xinhua.
Por sua vez, o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan informou ontem (7) na sua conta oficial no Twitter que um caça chinês J-16 havia entrado na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ, na sigla em inglês) da ilha autogovernada.
Um caça J-16 do ELP entrou na Zona de Identificação de Defesa Aérea no sudoeste de Taiwan em 7 de junho de 2022.
Já nesta sexta-feira (8), a entidade de Defesa de Taiwan anunciou que as unidades antiblindados do Exército taiwanês conduziram um exercício anual com fogo real com mísseis antitanque TOW, enquanto outros mísseis foram lançados por helicópteros de ataque.
No mesmo dia, o representante oficial do Ministério da Defesa chinês, Wu Qian, afirmou que o Exército de Libertação Popular (ELP) do país está "sempre preparado para lutar e pode fazê-lo a qualquer momento" para defender a soberania da nação em relação a Taiwan.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em coletiva de imprensa no escritório do Ministério das Relações Exteriores, Pequim, 6 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Panorama internacional
EUA devem parar toda a 'interação oficial com Taiwan', adverte China
Vale ressaltar que nesta quinta-feira (7) o senador dos EUA Rick Scott chegou a Taipé com uma visita de três dias no âmbito de uma turnê mais ampla pela região do Indo-Pacífico.
Wu sublinhou que a visita de Scott viola "seriamente" o princípio de uma só China, minando ao mesmo tempo o fundamento político das relações entre Pequim e Washington.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала