Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Truque' de Putin permite à Rússia evitar recessão econômica por sanções do Ocidente, diz Bloomberg

© Sputnik / Pavel BednyakovO presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma sessão plenária do 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), na Rússia, em 17 de junho de 2022
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma sessão plenária do 25º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), na Rússia, em 17 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Nos siga noTelegram
Uma "manobra" do presidente russo Vladimir Putin permitiu evitar a recessão forte da economia, já que o alto preço do petróleo nivela o efeito das sanções dos EUA e da Europa, escreve a agência Bloomberg.
Segundo o artigo, Moscou conseguiu evitar uma recessão maciça devido às medidas tomadas para estabilizar o rublo e graças à renda significativa das exportações.
De acordo com a Bloomberg, as ameaças do Ocidente de causar uma "dor econômica" à Rússia até o momento não se concretizaram. A Rússia está no caminho de uma recessão mais branda que a que foi prevista pelos analistas quando a operação russa na Ucrânia se iniciou.
Os economistas da JPMorgan reduziram nesta semana suas expectativas de contração da economia russa neste ano para 3,5%, em vez dos 7% esperados em março.
Segundo observadores, a situação pode ser explicada pelo crescimento da produção de petróleo, que atenuou a influência das sanções europeias e norte-americanas.
"Não estamos no nível de estresse que assumimos para 2022", disse o economista do Rosbank Yevgeny Koshelev. "Devemos esperar tendências melhores, porque tanto o orçamento quanto as políticas monetárias são globalmente estimulantes."
Ainda assim, os analistas alertam para uma incerteza substancial sobre as perspectivas da economia russa. A imposição mais rápida do que o esperado de sanções à energia russa na Europa poderia reduzir a receita no segundo semestre do ano, assim como uma queda na demanda se os temores de uma recessão se provarem justificados.
A União Europeia já impôs seis pacotes de sanções contra bancos, órgãos financeiros e mídias russos, além de funcionários do governo e legisladores. Líderes europeus pedem a Bruxelas que a proibição do gás russo seja incluída no próximo conjunto de restrições.
Usina nuclear de Belleville-sur-Loire, na França - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2022
Panorama internacional
Citando a Rússia, chefe do governo na França defende nacionalização do setor de energia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала