Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Se Polônia decidir enviar tropas à Ucrânia, OTAN não ajudará os poloneses, afirma ex-deputado

© AP Photo / Czarek SokolowskiTropas polonesas durante exercícios militares no nordeste da Polônia (foto de arquivo)
Tropas polonesas durante exercícios militares no nordeste da Polônia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Nos siga noTelegram
Os aliados da OTAN não vão prestar ajuda à Polônia se o país enviar tropas à Ucrânia por vontade própria e ficar sob a ameaça de confronto direto com a Rússia, disse em entrevista ao portal Ukraina.ru o ex-deputado do parlamento polonês Mateusz Piskorski.
Ele observou que a ideia de Varsóvia de enviar militares para o território da antiga república soviética sob disfarce de missão de manutenção da paz não recebeu apoio nem mesmo dos aliados mais próximos da Polônia.
Por sua vez, a República Tcheca deixou claro à Polônia que as forças de paz são enviadas para zonas de conflitos após o fim das hostilidades, e não durante os combates.
O político notou que o perigo para Varsóvia consiste no fato de que a Rússia está conduzindo uma operação militar em toda a Ucrânia e, consequentemente, a implantação de tropas polonesas mesmo nas regiões ocidentais do país significaria um conflito aberto com Moscou.
"Qual seria o resultado de tal conflito, tendo em conta que ninguém em particular defenderia os poloneses? Eu me refiro aos parceiros da OTAN. Eles considerariam esta implantação de tropas uma iniciativa da Polônia, não da OTAN. Como resultado, a Polônia estaria em um estado de guerra real com a Rússia no território da Ucrânia por causa de suas próprias decisões militares. Por isso, se a introdução de qualquer contingente na Ucrânia ocorrer sem a aprovação dos dirigentes americanos e britânicos, se as autoridades polonesas o fizerem por vontade própria, então não se deverá esperar que alguém venha ajudar a Polônia", explicou Piskorski.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, participa de uma reunião com comandantes militares durante visita à região de Nikolaev - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2022
Panorama internacional
Ex-deputado ucraniano afirma que Polônia vai enviar tropas para a Ucrânia no fim de julho
Ele também acrescentou que somente considera possível o envio de tropas polonesas para a Ucrânia após a decisão de Washington e Londres. Ao mesmo tempo, o político salientou que tal desenvolvimento de eventos não pode ser excluído.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала