Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Finlândia aprova 'construção de barreiras' na fronteira com a Rússia

© AP Photo / Dmitri LovetskyUm homem pesca no gelo do golfo da Finlândia ao lado da torre comercial Lakhta Centre, a sede da empresa russa de gás Gazprom em São Petersburgo, Rússia, 13 de janeiro de 2022
Um homem pesca no gelo do golfo da Finlândia ao lado da torre comercial Lakhta Centre, a sede da empresa russa de gás Gazprom em São Petersburgo, Rússia, 13 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Nos siga noTelegram
O Parlamento de Helsinque aprovou uma legislação pedindo reforço da segurança ao longo de sua fronteira de 1.340 quilômetros com a Rússia.
O parlamento da Finlândia aprovou novas medidas de segurança ao longo da fronteira do país com a Rússia, criando uma legislação que permitirá a construção de barreiras e que o país suspenda ou restrinja o tráfego de migrantes em "circunstâncias excepcionais".
O projeto de lei foi referendado nesta quinta-feira (7), refletindo as preocupações de segurança e temores de retaliação de Moscou depois que a Finlândia se candidatou à adesão à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Tratando da construção do muro, os parlamentares citaram a crise migratória no final do ano passado que levou a Polônia a construir um muro ao longo de sua fronteira com a Belarus.
© Sputnik / Sergei Guneev / Abrir o banco de imagensBandeiras da União Europeia e da Rússia em frente ao palácio presidencial, em Helsinque, capital da Finlândia
Bandeiras da União Europeia e da Rússia em frente ao palácio presidencial, em Helsinque, capital da Finlândia - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Bandeiras da União Europeia e da Rússia em frente ao palácio presidencial, em Helsinque, capital da Finlândia
Tal como está, as fronteiras da Finlândia são protegidas principalmente com cercas leves de madeira, projetadas principalmente para impedir que o gado percorra.
"O que pretendemos construir agora é uma cerca robusta com um verdadeiro efeito de barreira", disse Sanna Palo, da Guarda de Fronteira finlandesa.
"Com toda a probabilidade, a cerca não cobrirá toda a fronteira leste, mas será direcionada para locais considerados os mais importantes", comentou.
O projeto de lei permite que o governo finlandês transfira todos os requerentes de asilo para um ponto de processamento centralizado, como um aeroporto, "caso a Rússia use os requerentes de asilo como meio de influência", escreve a imprensa local.
Os críticos da legislação levantaram a preocupação de que ela poderia violar tratados internacionais, incluindo as diretivas da União Europeia sobre requerentes de asilo.
Bandeiras da Finlândia (à esquerda), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, no centro) e da Suécia durante cerimônia de comemoração de inscrição à adesão à aliança militar em Bruxelas, Bélgica, 18 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Panorama internacional
Porta-voz de Putin: Ministério da Defesa vai responder ao ingresso da Finlândia e Suécia na OTAN
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала