- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Chanceler cancela agenda para lutar em Brasília contra PEC que pode 'politizar' Itamaraty

© Folhapress / Antonio Molina Ministro Carlos França, 21 de junho de 2022
Ministro Carlos França, 21 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Nos siga noTelegram
Carlos França, ministro das Relações Exteriores, que está na Indonésia, decidiu voltar a Brasília nesta sexta-feira (8).
Conforme apuração do jornal O Globo, o chanceler Carlos França desistiu de viajar para Nova York, na manhã desta sexta-feira (7), onde presidiria uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Nos EUA, além de presidir a reunião do Conselho de Segurança, ele teria encontros com várias autoridades, como o secretário-geral da ONU, António Guterrez, e membros dos governos da Rússia e dos Estados Unidos.
A razão é a possibilidade concreta de o Senado aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite que parlamentares assumam o comando de embaixadas sem perderem seus mandatos.
Base de extração de petróleo na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Notícias do Brasil
Brasil não apoiará ideia de limitar preço do petróleo russo, confirma Itamaraty
Carlos França, que está na Indonésia participando de uma reunião do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), voltará direto para Brasília, para atuar na linha de frente no combate à PEC 34.
Durante esta semana, a Casa Civil e o Itamaraty se posicionaram formalmente contra a proposta.
As pressões contrárias à medida por diplomatas levaram os senadores Humberto Costa (PT-PE), Carlos Portinho (PL-RJ) e Esperidião Amin (PP-SC) a pedirem mais tempo para examinar a PEC, que seria votada na última quarta-feira na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado.
Atualmente a Constituição prevê a manutenção do mandato parlamentar quando deputados federais ou senadores estiverem chefiando missão diplomática temporária, mas não para exercer o cargo de embaixador.
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, durante conferência de imprensa conjunta com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2022
Notícias do Brasil
Brasil defende multilateralismo e independência do Ocidente ao apoiar Rússia no G20, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала