Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden revoga status do Afeganistão de 'grande aliado não membro' da OTAN

© AFP 2022 / Brendan Smialowski Presidente dos EUA, Joe Biden, durante cúpula da OTAN em Madri, 29 de junho de 2022
Presidente dos EUA, Joe Biden, durante cúpula da OTAN em Madri, 29 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2022
Nos siga noTelegram
O presidente norte-americano, Joe Biden, notificou o Congresso de que revogará o status do Afeganistão como "grande aliado não membro da OTAN", quase um ano depois das tropas dos EUA deixarem o país.
De acordo com a Casa Branca, Biden enviou uma notificação oficial à Câmara dos Representantes dos EUA e ao Senado sobre sua intenção de revogar a designação do Afeganistão.
A designação foi concedida pelo ex-presidente Barack Obama em 2012, na sequência, anos antes, da invasão dos EUA, que derrubou o governo talibã em Cabul.
Este status concedido ao Afeganistão ajudou Washington a financiar integralmente o orçamento militar de Cabul por anos.
 O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, durante conferência de imprensa após reunião do Conselho Rússia-OTAN, em Bruxelas, 12 de janeiro de 2022  - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Panorama internacional
'OTAN tem propiciado 2 últimas guerras na Europa: na Iugoslávia e Ucrânia', diz ex-eurodeputado
Na ocasião, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que a designação era um "poderoso símbolo da estreita relação que os norte-americanos compartilhavam como o país, demonstrando o profundo respeito pela amizade" com os afegãos.
Desde que a categoria foi criada em 1987, o status foi concedido formalmente ou informalmente a 20 países e territórios, incluindo Taiwan.
A decisão de Biden de revogar o status do Afeganistão não é surpreendente, embora tardia. As tropas americanas deixaram definitivamente o Afeganistão em 30 de agosto de 2021.
Washington se recusou a reconhecer o novo governo Talibã, e desde então congelou e confiscou parcialmente os ativos do Banco Central afegão que estavam nos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала