Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Universidade chinesa sancionada pelos EUA declara sucesso de voo de teste hipersônico

Míssil hipersônico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2022
Nos siga noTelegram
Uma universidade chinesa sancionada pelos EUA disse que realizou com sucesso um voo de teste de uma nova aeronave hipersônica na terça-feira (5).
O Feitian 1, desenvolvido por uma equipe de pesquisa da Universidade Politécnica do Noroeste da China (NPU, na sigla em inglês), em Xian, usou uma combinação de motores de foguete e de respiração aérea capaz de gerar um empuxo mais rápido que o Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som).
De acordo com informações do South China Morning Post, a universidade disse que o voo de teste foi um "completo sucesso" e representou a primeira prova mundial da viabilidade de novas tecnologias críticas.
O veículo lançado verticalmente poderia operar em uma ampla faixa de velocidades, com alta eficiência de combustão, pois os motores de foguete e scramjet queimavam querosene, um combustível de baixo custo.
De acordo com a equipe, essa tarefa exigia que diferentes motores ligassem e desligassem em várias fases do voo com suavidade e estabilidade, um desafio técnico enfrentado por programas hipersônicos no mundo inteiro.
Em 4 de julho de 2022, o poder combinado de ramjet de foguete Feitian 1 desenvolvido pela Northwestern Polytechnical University foi lançado com sucesso no noroeste da China. Verificada a transição suave multi-modo de ampla faixa do motor a querosene.
De acordo com o relato da universidade, o foguete e os motores de respiração aérea trabalharam juntos para fornecer sustentação máxima. Depois de quebrar a barreira do som, o foguete desligou.
Os motores de respiração aérea usam oxigênio na atmosfera para voar mais longe com a mesma massa de combustível.
Entretanto, há um problema de asfixia quando a velocidade se aproximava de Mach 4, exigindo um interruptor que permitisse uma mistura eficiente de combustível e fluxo de ar de velocidade extremamente alta para levar a aeronave a uma velocidade mais alta.
Um foguete é lançado de um sistema de mísseis S-400 na base militar de Ashuluk, no sul da Rússia, em 22 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2022
China trabalha para desenvolver míssil hipersônico capaz de atingir carro em movimento
A Universidade Politécnica do Noroeste da China é um nome frequente nas listas de sanções dos EUA. Os funcionários e alunos da universidade não têm permissão para comprar ou usar mercadorias dos EUA, incluindo software matemático.
A NPU, que é gerenciada diretamente pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, participou do desenvolvimento de muitas armas, incluindo caças e naves espaciais.
A tecnologia de voo hipersônico pode levar a uma revolução no transporte humano, mas suas aplicações até agora permaneceram principalmente nas mãos de usuários militares.
A China anunciou um plano para desenvolver uma aeronave hipersônica civil que pode transportar 10 passageiros para qualquer lugar do planeta em uma ou duas horas até 2035. Empresas comerciais e universidades participaram de experimentos.
Aeróstato de vigilância JLENS dos Estados Unidos, foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Panorama internacional
EUA revelam nova arma destinada a combater mísseis hipersônicos da China e Rússia
O lançamento do NPU esta semana é o segundo voo de teste hipersônico realizado por uma universidade na China depois que uma equipe de pesquisa da Universidade de Xiamen, no sul da China, realizou um teste semelhante em 2019.
Vale lembrar, ainda, o Nanqiang No 1, um protótipo de aeronave hipersônica desenvolvida pela equipe de Xiamen que pode decolar e pousar em um aeroporto.
Os cientistas envolvidos dizem que o projeto Nanqiang No 1 é um passo para o desenvolvimento de uma aeronave de passageiros que pode viajar seis vezes a velocidade do som.
Motor de avião (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2022
Panorama internacional
Motor hipersônico alimentado por explosões é testado com sucesso pela China
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала