- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Solução política? Senado brasileiro cria 3 novas CPIs

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilRodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal  - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2022
Nos siga noTelegram
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), leu na noite desta quarta-feira (6) os requerimentos de criação de três novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs).
Com a leitura dos requerimentos, as comissões ficam oficialmente criadas, mas a instalação para funcionamento depende da indicação dos integrantes pelos líderes partidários, escreve o G1.
A criação das três comissões ao mesmo tempo foi uma solução política para se atender à oposição, que pressionava pela CPI do MEC, e aos governistas, que argumentaram que havia pedidos anteriores de CPI na fila.
Embora oficialmente criadas, as comissões somente deverão funcionar após as eleições, conforme acordo firmado entre Rodrigo Pacheco e líderes partidários.
A CPI do MEC busca apurar as denúncias de que pastores teriam intermediado a liberação de recursos do Ministério da Educação.
© Folhapress / Pedro LadeiraSenadores da CPI da Covid no Senado Federal, em Brasília
Senadores da CPI da Covid no Senado Federal, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2022
Senadores da CPI da Covid no Senado Federal, em Brasília
A Polícia Federal baseou a operação que levou à prisão de Ribeiro em indícios de irregularidades na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC. Ribeiro é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.
Uma das outras CPIs busca investigar o crime organizado e o narcotráfico, enquanto a terceira pretende apurar eventuais irregularidades em obras inacabadas de governos anteriores.
As comissões criadas nesta quarta-feira (6) são as seguintes: CPI do MEC; CPI do Narcotráfico e Crime Organizado; e CPI das Obras Inacabadas.
Vale lembrar que outra comissão já oficialmente criada, mas que ainda aguarda a indicação de membros, é a CPI do Desmatamento na Amazônia.
Ex-ministro da Educação Milton Ribeiro (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Notícias do Brasil
CPI do MEC: 'Custo compensa' por desvendar 'falcatruas'?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала