Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Noruega deixa passar cargas russas para Svalbard bloqueadas na fronteira

© Sputnik / Vladimir ChistyakovAssentamento russo de Barentsburg, no arquipélago norueguês de Svalbard
Assentamento russo de Barentsburg, no arquipélago norueguês de Svalbard - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2022
Nos siga noTelegram
O Ministério das Relações Exteriores da Noruega disse nesta quarta-feira (6) ter encontrado "solução" para permitir cargas russas, bloqueadas na fronteira devido às sanções, a atingir o arquipélago de Svalbard, aliviando a disputa com Moscou.
Segundo informou o canal de televisão NRK citando a chancelaria do reino, os contêineres com bens e equipamentos para o assentamento russo de Barentsburg, no arquipélago norueguês de Svalbard, foram autorizados a passar a fronteira, após o longo atraso causado pela recusa de Oslo de permitir cargas russas entrar no seu território.

"Dois contêineres com bens para Barentsburg estão a bordo de um veículo norueguês com destino a Longyearbyen [capital de Svalbard]", disse a porta-voz do MRE do país, Anne Lunde, citada pelo canal de TV.

De acordo com a porta-voz da chancelaria norueguesa, o atraso foi causado não pela tentativa de Oslo de interromper os fornecimentos a Barentsburg, mas pelas sanções.
A decisão final para autorizar a passagem da fronteira para as cargas foi o resultado das negociações com as autoridades russas, acrescentou Lunde.
"É positivo que esta questão tenha agora encontrado uma solução", diz o comunicado do ministério.
No final de maio, 20 toneladas de produtos e equipamentos destinados a Barentsburg foram bloqueadas no único posto de controle na fronteira russo-norueguesa, na estação de Storskog. O pedido russo de excluir as cargas das sanções foi rejeitado por Oslo.
Longyearbyen, cidade localizada na costa do mar da Groenlândia, é a capital administrativa e econômica do arquipélago de Svalbard, na Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Panorama internacional
Rússia alerta Noruega sobre conflito no Ártico
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала