Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA devem parar pesquisas biológicas militares em todo o mundo, diz presidente da Duma da Rússia

© Sputnik / Ramil SitdikovVyacheslav Volodin, presidente da Duma, câmara baixa do Parlamento russo, fala em sessão plenária do órgão, foto publicada em 6 de julho de 2022
Vyacheslav Volodin, presidente da Duma, câmara baixa do Parlamento russo, fala em sessão plenária do órgão, foto publicada em 6 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2022
Nos siga noTelegram
Vyacheslav Volodin abordou as afirmações de que o vírus da COVID-19 foi criado nos EUA e instou o país a compensar todos os países que sofreram com ele.
Vyacheslav Volodin, presidente da Duma da Rússia, instou os EUA a pararem de pesquisar patógenos biológicos militares em todo o mundo, em resposta às declarações de Geoffrey Sachs, presidente da revista The Lancet.
Sachs, que também é presidente da Comissão do Coronavírus da revista médica, disse que a COVID-19 foi muito provavelmente criada em um biolaboratório americano.
"Milhões de doentes e mortos, a crise econômica global, queda no padrão de vida das pessoas, [são] as consequências da COVID-19 pelas quais Washington deve ser responsabilizado: as pesquisas biológicas militares dos EUA, que eles estão conduzindo ao redor do mundo, devem ser paradas e desclassificadas", escreveu Volodin no Telegram.
Símbolo de perigo biológico - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2022
Panorama internacional
Comissão russa investigará laboratórios biológicos dos EUA na Nigéria, onde surgiu varíola do macaco
Ele acrescentou que todos os Estados afetados pela pandemia têm o direito de receber compensação dos EUA.
"Hoje, quando tais acusações são feitas, [o presidente dos EUA, Joe] Biden permanece em silêncio. Ele tem medo que o mundo aprenda a verdade sobre o verdadeiro culpado da pandemia", sublinhou o presidente da Duma.
A pandemia da COVID-19, provocada pelo vírus SARS-CoV-2, começou na cidade chinesa de Wuhan em dezembro de 2019. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma pandemia mundial. Em dois anos foram registrados 550 milhões de casos de infecção e várias estirpes do vírus, incluindo mais de seis milhões de mortes.
Durante todo esse tempo houve discussão sobre a origem do patógeno, desde ter surgido naturalmente em animais e se espalhado para humanos até ele ter sido deliberadamente lançado na população. Em março de 2021 um painel internacional de especialistas da OMS concluiu que o coronavírus foi muito provavelmente transmitido de morcegos para humanos através de outro animal e chamou o vazamento do laboratório de "altamente improvável".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала