Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Povo turco contra OTAN: na Turquia é lançada campanha para saída da Aliança Atlântica

© AFP 2022 / BENOIT DOPPAGNE / BELGA Bandeiras da Turquia e da OTAN
Bandeiras da Turquia e da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Nos siga noTelegram
"90% do povo turco agora vê a OTAN como uma inimiga", enfatizou o presidente provincial do Partido Vatan (Vatan Partisi - Partido da Pátria) para Istambul, Cem Dikmen.
Uma campanha anti-OTAN de recolha de assinaturas, lançada pelo partido turco Vatan a fim de conseguir a saída da Turquia da Aliança Atlântica, está recebendo apoio da população do país desde suas primeiras horas, diz a mídia local.
Em sua petição, o partido destaca que "abandonar a OTAN é a prática mais eficaz contra as conspirações norte-americanas". Além disso, acrescenta-se que uma eventual saída da OTAN se tornará um passo de defesa da independência e da segurança e vai "acelerar o processo de desintegração dentro da OTAN e contribuir para a paz mundial".
Ao anunciar a campanha em 2 de julho, o presidente do Partido Vatan, Dogu Perincek, afirmou em uma coletiva de imprensa que a "vida independente" de seu pais só seria possível se fossem "rompidas" "as cadeias da OTAN", que – sublinhou – têm "uma história sangrenta" contra Turquia.
Perincek lembrou que a aliança "não é só uma questão de política externa", mas suas atividades também afetavam os preços dos alimentos e da energia, que só cairiam se a Turquia decidisse sair do bloco.
"Se sairmos da OTAN, os preços da energia cairão. Porque poderemos comprar a energia de Rússia, Irã, Azerbaijão e Catar, nossos amigos ameaçados pela OTAN", destacou.
"O povo turco está se rebelando contra a OTAN, que é contra a integridade e economia da nossa pátria! O Partido Vatan está ganhando terreno em todo o país. Saiamos da OTAN!", escreveu em sua conta no Twitter o secretário-geral do partido, Ozgur Bursali.
Ao mesmo tempo, a mídia local salienta que a campanha de recolha de assinaturas tem sido recebida com "grande interesse" por parte da população local em cidades por todo o país. De acordo com o presidente provincial do Partido Vatan para Istambul, Cem Dikmen, "a demanda de abandonar a OTAN é a demanda do povo turco", que "abrirá o caminho para relações boas" com os vizinhos do país.
"90% do povo turco agora vê a OTAN como uma inimiga", salientou.
Bandeiras da Turquia e da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Panorama internacional
Foreign Policy: Turquia não acredita que membros da OTAN a defendam em caso de agressão
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала