China defende ações de sua Guarda Costeira perto das Ilhas Senkaku: 'Japão não pode apontar o dedo'

© AP Photo / 11ª Sede Regional da Guarda Costeira do JapãoNavio da guarda costeira da China navegando em águas disputadas com Japão
Navio da guarda costeira da China navegando em águas disputadas com Japão - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Nos siga noTelegram
Resposta de Pequim acontece depois que Tóquio apresentou um protesto diplomático ontem (4) por dois navios de patrulha chineses que tentaram se aproximar de barcos de pesca japoneses.
A China considera totalmente lícitas as ações de seus barcos da Guarda Costeira contra embarcações de pesca japonesas nas águas próximas às disputadas ilhas Senkaku, conhecidas como ilhas Diaoyu na China, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, nesta terça-feira (5).
"Diaoyu Dao e suas ilhas afiliadas fazem parte do território da China. As atividades de embarcações chinesas nas águas adjacentes são legítimas e legais. O lado japonês não tem o direito de apontar o dedo sobre essas atividades", disse Zhao durante um briefing.
Na segunda-feira (4), o ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, disse que o governo japonês apresentou um protesto diplomático a Pequim por dois navios de patrulha chineses que tentaram se aproximar de barcos de pesca japoneses nas águas das ilhas Senkaku na manhã de ontem (4). Este foi o 15º incidente deste tipo este ano.
Destróier russo (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2022
Panorama internacional
Destróier da Marinha russa e fragata chinesa são avistados próximo das ilhas Senkaku, diz mídia
Tanto Pequim quanto Tóquio estenderam reivindicações territoriais sobre as ilhas Senkaku. O Japão insiste em sua soberania sobre as ilhas em vigor desde 1895, enquanto a China aponta para os mapas japoneses de 1783 e 1785 que designam as ilhas como território chinês. Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas ficaram sob o controle dos Estados Unidos e foram transferidas para o Japão em 1972.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала