Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

China apresenta detalhes do projeto do maior radiotelescópio do mundo

© Foto / Norbert Tacken / MPIfRO radiotelescópio Effelsberg, que fica localizado no norte da Alemanha, é um dos maiores do mundo
O radiotelescópio Effelsberg, que fica localizado no norte da Alemanha, é um dos maiores do mundo - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Nos siga noTelegram
A construção do maior conjunto de radiotelescópios circulares do mundo deverá ser concluída até o fim do ano, de acordo com o supervisor do projeto.
Uma das joias da ciência espacial chinesa, o Daocheng Solar Radio Telescope (DSRT) está sendo construído no alto do planalto tibetano e terá 313 pratos, cada um com 6 metros de diâmetro.
Segundo informações do South China Morning Post, ele será usado para estudar erupções solares perigosas conhecidas como ejeções de massa coronal, que acontecem quando o plasma magnetizado escapa da atmosfera superior do Sol e se propaga no espaço interplanetário.
Acredita-se que essas erupções tenham causado grandes tempestades geomagnéticas na Terra, incluindo o evento de Carrington, em 1859, quando as estações de telégrafo em toda a Europa e América do Norte falharam.
Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos metros (FAST, na sigla em inglês) - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2022
Sociedade e cotidiano
Estudo chinês diz que telescópio FAST recebeu possíveis mensagens do espaço
As descobertas do DSRT serão compartilhadas com as do telescópio de cintilação interplanetária Mingantu (atualmente sendo montado nas pastagens da Mongólia) e colocarão a China, segundo os pesquisadores, na vanguarda da pesquisa espacial.
Há, entretanto, uma diferença fundamental em como funcionarão os dois radiotelescópios. O telescópio Mingantu visa monitorar o Sol de forma indireta, detectando como os sinais de rádio do espaço profundo são espalhados pelos ventos solares.
O DSRT, por sua vez, fará imagens diretas do Sol em ondas de rádio com uma faixa de frequência entre 150 e 450 megahertz (MHz).
"O DSRT será a maior matriz circular do mundo para imagens de rádio solar e permitirá uma observação mais precisa de ejeções de massa coronal", disse Wu Junwei, do Centro Nacional de Ciências Espaciais da China.
Depois que o buraco negro supermassivo destruiu a estrela, cerca de metade dos restos da estrela foi atirada de volta para o espaço, enquanto o restante formou um disco de acreção brilhante ao redor do buraco negro - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2021
Radiotelescópio do deserto do Atacama descobre 1ª tempestade gigantesca de buraco negro (FOTOS)
Um algoritmo foi desenvolvido para otimizar a configuração da matriz, que quando testada em 16 das antenas, "funcionou bem", escreveram os cientistas envolvidos no projeto. Além da pesquisa, o observatório será aberto ao público e usado para divulgação científica.
O DSRT fará parte de um parque de astronomia e arqueologia avaliado em US$ 1,04 bilhão (R$ 5,35 bilhões). Ao anunciar o projeto, autoridades chinesas disseram que pretendiam torná-lo um destino turístico de classe mundial.
A região de Daocheng é conhecida por suas montanhas e lagos cobertos de neve, bem como pela cultura tibetana e por abrigar o aeroporto civil de maior altitude do mundo, a 4.411 metros.
Um novo observatório de raios cósmicos acaba de ser concluído na região. O sítio arqueológico de Piluo também foi descoberto recentemente em Daocheng e é considerado o local mais bem preservado da China desde o período Paleolítico.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала