- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Alagoas: com 56 mil desabrigados, mais da metade das cidades está em situação de emergência

© Folhapress / Pei Fon/Zimel PressAlagoas tem sofrido com fortes chuvas; o volume da água tem transbordado rios e lagoas. Em Maceió, bairros próximos à lagoa Mundau amanheceram alagados. Mais da metade dos municípios alagoanos declararam estado de emergência
Alagoas tem sofrido com fortes chuvas; o volume da água tem transbordado rios e lagoas. Em Maceió, bairros próximos à lagoa Mundau amanheceram alagados. Mais da metade dos municípios alagoanos declararam estado de emergência - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2022
Nos siga noTelegram
As fortes chuvas que voltaram a atingir parte do estado de Alagoas nos últimos dias já deixaram cerca de 56 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
As cidades em Alagoas foram atingidas pelo terceiro dia consecutivo pelas fortes chuvas que caem sobre o estado.
Nesta segunda-feira (4), o governador do estado, Paulo Dantas, informou em suas redes sociais que mais da metade das 102 cidades alagoanas está em situação de emergência.
"Me reuni com os 56 municípios que entraram no Decreto de Emergência para falar sobre as ações prioritárias", escreveu Dantas.
Nesta segunda-feira (4), o governo federal, que já havia reconhecido a condição de emergência em 23 municípios, reconheceu os decretos de mais 15 localidades.
Com isso, as cidades poderão pedir recursos federais para ações de socorro e assistência humanitária, escreve a Agência Brasil.
Ainda nesta segunda-feira (4), os ministros do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e da Cidadania, Ronaldo Bento, visitaram o estado e falaram com a imprensa.
"As medidas de autoproteção têm que ser mantidas e as pessoas têm que estar alertas aos comunicados das autoridades locais", disse Ferreira, alertando para o risco de novas tempestades.
"As fortes chuvas [dos últimos dias] arrefeceram, mas ainda há previsão de mais chuvas para as próximas horas. Todos os mananciais estão cheios e ainda há riscos tanto de deslizamentos, quanto de transbordamento de mananciais", acrescentou o ministro.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, já foram liberados neste ano R$ 20,4 milhões para investimentos em ações de resposta a desastres naturais.
Já o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, anunciou que o governo federal vai antecipar o pagamento do benefício de prestação continuada (BPC) a 112 mil famílias alagoanas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала