Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Macedônia do Norte busca apoio para acordo com Bulgária para desbloquear negociações de adesão à UE

© AFP 2022 / Yves HermanO primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Dimitar Kovacevski, é recebido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de uma reunião sobre a situação na Ucrânia em Bruxelas, Bélgica, em 4 de fevereiro de 2022
O primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Dimitar Kovacevski, é recebido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de uma reunião sobre a situação na Ucrânia em Bruxelas, Bélgica, em 4 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2022
Nos siga noTelegram
Se Skopje encontrar incentivo para uma negociação com a Bulgária, os dois países assinarão um protocolo que os orientará na resolução de disputas, e isso também pode desbloquear as negociações da UE com a Albânia.
O governo da Macedônia do Norte afirmou que está iniciando consultas para encontrar apoio a uma proposta da União Europeia (UE) que busca abrir o caminho do país para o bloco. O início das negociações de adesão foi bloqueado pela vizinha, Bulgária, devido a uma longa disputa envolvendo história e idioma.
Sófia, que também quer garantias para os direitos dos seus cidadãos em território macedônio, aprovou na semana passada um mecanismo que, sob certas condições, permitirá ao governo cancelar seu veto sobre as negociações, informou o Yahoo.
Na sexta-feira (2), o primeiro-ministro macedônio, Dimitar Kovacevski, disse que manterá conversas com líderes políticos e apresentará a proposta da UE, que busca satisfazer as demandas de ambos os lados.
"Temos uma proposta que incorpora nossas notas e nossas posições claramente declaradas. [...] Para construir uma posição oficial como país, iniciamos hoje um amplo processo consultivo", afirmou Kovacevski citado pela mídia.
Se o país encontrar apoio para um acordo com a Bulgária, os dois países assinarão um protocolo que os orientará na resolução de disputas históricas e culturais. Isso também pode desbloquear as negociações da UE com a Albânia.
Skopje enfrentou vários obstáculos em seu caminho para a integração ocidental, por exemplo, teve que mudar seu nome oficial para resolver uma disputa com a vizinha Grécia antes de ingressar na OTAN em 2020, e assim, adicionou Norte ao Macedônia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала