Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder da oposição grega chama resultados da cúpula da OTAN de 'derrota do premiê Mitsotákis'

© AP Photo / Thanassis StavrakisAlexis Tsipras, chefe do partido grego de esquerda Syriza
Alexis Tsipras, chefe do partido grego de esquerda Syriza - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2022
Nos siga noTelegram
Os resultados da cúpula da OTAN em Madri são uma derrota diplomática do primeiro-ministro grego Kyriákos Mitsotákis, por a Turquia ter obtido o apoio total por parte dos americanos e da aliança, afirmou o líder do principal partido da oposição grega (Syriza), Alexis Tsipras, em entrevista ao canal de televisão Open.

"O presidente norte-americano Joe Biden comunicou que, além de que a frota de aeronaves turcas seria modernizada, a Turquia também receberia 40 novos F-16. Ele disse que tinha esta opinião desde dezembro do ano passado", disse.

© Sputnik / Yevgeny Odinokov / Abrir o banco de imagensPrimeiro-ministro grego Kyriákos Mitsotákis durante uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin, 8 de dezembro de 2021
Primeiro-ministro grego Kyriákos Mitsotákis durante uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin, 8 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2022
Primeiro-ministro grego Kyriákos Mitsotákis durante uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin, 8 de dezembro de 2021
Segundo o político grego, quando ele levantou a questão perante o Parlamento grego nas vésperas da visita de Mitsotákis aos Estados Unidos em maio deste ano, este disse que toda a informação sobre os F-16 era falsa. Agora das duas uma: ou Mitsotákis não sabia ou mentiu ao parlamento.

"Então, o que temos neste momento? A Grécia dá tudo aos americanos, a Grécia fornece armas à Ucrânia por solicitação de nossos aliados e, ao mesmo tempo, os americanos vendem e modernizam as aeronaves turcas para estas sobrevoarem as ilhas gregas", afirmou Tsipras.

"Não se trata de uma simples venda de F-16, trata-se do apoio abrangente prestado à Turquia. A cúpula da OTAN [em Madri] foi um momento decisivo nas relações do Ocidente com a Turquia e se tornou um 'Waterloo diplomático' [batalha que resultou em uma grande derrota do exército de Napoleão na atual Bélgica] para as posições gregas. Ontem e anteontem aconteceu uma reviravolta histórica, depois de 2016, em que ocorreu o golpe na Turquia. Recebemos provas do apoio absoluto do Ocidente à Turquia, apesar de ela ter demonstrado, ao longo de muito tempo, especialmente durante os últimos meses, uma retórica revisionista, que põe em dúvida a soberania das ilhas gregas", continuou o líder da oposição.
Segundo Tsipras, Mitsotákis está tentando desviar a atenção de seu fracasso com declarações sobre a compra de novos armamentos. Em particular, na véspera, Mitsotákis anunciou o pedido oficial de fornecimento de aeronaves de quinta geração F-35.
© AFP 2022 / Tobias Schwarz / Abrir o banco de imagensO premier da Grécia, Alexis Tsipras, com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim
O premier da Grécia, Alexis Tsipras, com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2022
O premier da Grécia, Alexis Tsipras, com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim

"Mitsotákis conduz uma política perigosa para o país, que nos leva de derrota em derrota, de Waterloo em Waterloo. Cada vez que estamos em um impasse ou fiasco, anuncia-se a compra de novos armamentos. Não sei quantos bilhões teremos de pagar para compensar os seus fracassos, se ele permanecer no governo do país durante muito tempo", disse.

"Sofremos uma derrota diplomática terrível, mas hoje a mídia grega diz que a oposição turca critica [o presidente turco Recep Tayyip]" Erdogan. Estou impressionado por eles promoverem mais as posições da oposição turca do que da grega", acrescentou.
Tsipras também lembrou que o governo grego não conseguiu evitar o registro na União Europeia da marca Turkaegean [mar Egeu turco], o que, segundo o Syriza, representa um desafio à soberania da Grécia no mar Egeu.
"Se tal fiasco diplomático acontecesse comigo e eu fosse primeiro-ministro, e ao mesmo tempo a Turquia recebesse a aprovação do Turkaegean como marca de publicidade, eu voltaria de Madri a pé", afirmou o líder da oposição grega.
Segundo Alexis Tsipras, a Grécia não pode estar satisfeita apenas com o fato de Erdogan não ter levantado a questão da soberania das ilhas gregas na cúpula.
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan em encontro com o homólogo russo Vladimir Putin (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2022
Panorama internacional
'Não estou brincando': Erdogan alerta Grécia para alegada militarização de ilhas do mar Egeu
Tsipras apelou a efetuar eleições antecipadas.

"Pedimos eleições [antecipadas] por estarmos preocupados. Porque vemos que a política externa de Mitsotákis põe o país em perigo, porque vemos que a economia está se tornando cada vez pior. Se isso continuar durante muito tempo, vai levar a uma crise social", afirmou Tsipras.

O governo grego respondeu imediatamente à entrevista de Tripras, salientando os sucessos do primeiro-ministro.

"No mandato de Kyriákos Mitsotákis a Grécia restaurou seu prestígio internacional e agora desempenha um papel importante tanto no sudeste do Mediterrâneo como em todas graves crises e todos os desafios que o espaço euroasiático enfrenta. Hoje a Grécia é um país respeitado que desempenha um grande papel no mundo e representa um fator de estabilidade e segurança. Este fato, além do sucesso do governo, também demonstra um grande sucesso de nossa pátria", afirmou o representante oficial do governo grego, Yannis Ikonomu.

Segundo Ikonomu, é assim que deve ser entendido o sucesso, apesar das disputas políticas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала