Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-secretário de Estado dos EUA assinala 3 maneiras de terminar o conflito na Ucrânia

© AP Photo / Susan WalshEx-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger durante audiências no Senado em Washington
Ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger durante audiências no Senado em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2022
Nos siga noTelegram
A crise ucraniana pode terminar de três maneiras diferentes, disse o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger em entrevista ao jornal Spectator.
De acordo com ele, o primeiro cenário implica o controle da Rússia sobre a maior parte de Donbass, que inclui "grandes áreas industriais e agrícolas", bem como sobre a "faixa de terra ao longo do mar Negro", o que será uma "vitória para Moscou".

"Neste caso, o papel da OTAN não será tão decisivo quanto se pensava anteriormente", sugeriu Kissinger.

A segunda opção, segundo observa político estadunidense, envolve uma tentativa de "expulsar a Rússia" da Crimeia, península que foi reintegrada muito antes da operação especial.
O ex-secretário de Estado dos EUA acredita que esse cenário pode fazer escalar o conflito. Kissinger sugeriu que o terceiro cenário seria um retorno à situação antes do início da operação especial militar.
"Questões não resolvidas podem ser negociadas. É provável que a situação seja congelada por um tempo", disse ele.
No final de maio, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Kissinger disse em uma discussão virtual que a crise ucraniana resultaria idealmente na transformação da Ucrânia em um Estado neutro entre a Rússia e a Europa.
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, falando com seu homólogo do Catar, Mohammed al-Thani (fora da foto), em Moscou, Rússia, 14 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2022
Panorama internacional
Lavrov explica por que acredita que Kiev não retornará às negociações com a Rússia
O status neutro, não nuclear e não alinhado da Ucrânia está entre as principais exigências do lado russo. Em março, Kiev expressou sua disposição de concordar com essas condições durante as negociações em Istambul, mas depois mudou sua posição.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала