Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan diz que não haverá reunião entre Turquia e Grécia até que premiê grego 'se recomponha'

© AP Photo / Manu FernandezO presidente turco Recep Tayyip Erdogan testa o microfone antes de discursar em uma coletiva de imprensa em uma cúpula da OTAN em Madri, Espanha, na quinta-feira, 30 de junho de 2022
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan testa o microfone antes de discursar em uma coletiva de imprensa em uma cúpula da OTAN em Madri, Espanha, na quinta-feira, 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2022
Nos siga noTelegram
O líder turco também afirmou que o primeiro-ministro grego "não existe mais para ele" depois que o premiê fez lobby para que os EUA não vendessem caças F-16 à Turquia.
Nesta sexta-feira (1º), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou ser impossível encontrar com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, até que o líder grego "se recomponha", segundo a Reuters.
"Deixe-o se recompor. Enquanto ele não se recompor, não é possível nos encontrarmos", disse o presidente turco a repórteres em um voo de volta da cúpula do OTAN em Madri.
Rivais históricos, Ancara e Atenas estão em desacordo sobre diversas questões que vão desde sobrevoos e o status das ilhas do mar Egeu, às fronteiras marítimas e recursos de hidrocarbonetos no Mediterrâneo e Chipre etnicamente dividido.
Erdogan também disse que Mitsotakis "não existe mais para ele" depois que o premiê fez lobby para que os EUA não vendessem caças F-16 à Turquia durante um discurso no Congresso norte-americano, ao mesmo tempo que os membros da Aliança Atlântica trocaram acusações sobre violações do espaço aéreo e das ilhas.
Caça norte-americano F-15 decola da base aérea de Incirlik, Turquia, dezembro de 2015 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2022
Ancara responderá de imediato se Grécia violar espaço aéreo da Turquia, adverte ministro da Defesa
Falando a repórteres em Madri na quinta-feira (30), Mitsotakis disse que a Grécia, membro da UE, está aberta à conversa com a Turquia e repetiu que não se envolverá em um "diálogo de confrontos pessoais" com Erdogan.
"Continuarei insistindo que a porta da Grécia para um diálogo dentro da estrutura que identificamos, esta porta está sempre aberta. E, ao mesmo tempo, nosso país continuará, sempre que tiver oportunidade, a levantar as questões da agressão turca dentro União Europeia, bilateralmente aos nossos parceiros", disse.
O primeiro-ministro acrescentou que o Estado grego está "formando suas próprias alianças" e que deseja apoio de aliados em questões nacionais, mas também busca a Turquia como interlocutora.
Ao mesmo tempo, declarou que seu país enviou um pedido oficial a Washington para a compra de 20 caças F-35 e está examinando a compra de um segundo lote, enquanto Atenas reforça as aquisições militares em meio às tensões com Ancara.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала