- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil planeja reunião no Conselho de Segurança da ONU sobre segurança alimentar

© Sputnik / Aleksei Vitvitsky / Abrir o banco de imagensAlameda das bandeiras perto do edifício da ONU em Genebra, Suíça
Alameda das bandeiras perto do edifício da ONU em Genebra, Suíça - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2022
Nos siga noTelegram
O Brasil planeja organizar neste mês uma reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) sobre a Ucrânia e a segurança alimentar.
As informações foram confirmadas nesta sexta-feira (1º) à Sputnik pelo embaixador brasileiro na Organização das Nações Unidas (ONU), Ronaldo Costa Filho.

"Nosso plano é fazer uma reunião sobre a Ucrânia focada no aspecto da segurança alimentar, que sentimos ser algo que está impactando diretamente não apenas as populações da região, mas o mundo inteiro", disse.

Para o representante do governo brasileiro na ONU, "essa é uma questão que pode dar um primeiro passo bem-vindo para a solução do conflito".
© Foto / Wilson Dias/Agência BrasilRonaldo Costa Filho, embaixador do Brasil na ONU
Diretor do DNCE, do MRE, o embaixador Ronaldo Costa Filho fala sobre os resultados da 29ª Reunião do Comitê de Negociações Birregionais - Mercosul-União Europeia - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2022
Ronaldo Costa Filho, embaixador do Brasil na ONU
O embaixador brasileiro, no entanto, disse que a data exata da reunião será determinada com base no desenvolvimento das negociações em andamento lideradas pelas Nações Unidas para permitir exportações de grãos da Ucrânia e da Rússia.

"Agora, essa é uma questão muito delicada e sensível. Todos vocês estão cientes de que as negociações sobre esse assunto estão em andamento. E a data exata de quando essa reunião ocorreria dependeria da evolução dessas consultas e negociações realizadas na Europa."

O Brasil acredita que o CSNU teve um desempenho insuficiente na questão da Ucrânia e gostaria de levar ao órgão "conversas específicas em vez de atribuir culpados".
Vale lembrar que o Brasil preside o Conselho de Segurança das Nações Unidas neste mês.
Em Nova York, a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, fala durante sessão de emergência na Assembleia Geral da ONU, em 2 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2022
Panorama internacional
Diplomacia russa critica resolução da ONU sobre a Ucrânia que contou com voto do Brasil
A União Europeia e seus aliados têm culpado a Rússia pelo bloqueio de carregamentos de grãos ucranianos, mas Moscou retrucou que os cargueiros não podem deixar os portos do mar Negro devido a minas plantadas pelos militares ucranianos.
As Nações Unidas advertiram repetidamente que a quebra da cadeia de abastecimento ameaça a segurança alimentar em escala global.
Em ligação telefônica em 27 de junho, o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu ao seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, que a Rússia vai manter o fornecimento ininterrupto de fertilizantes ao Brasil.

"O presidente da Rússia fez uma avaliação detalhada das causas da difícil situação no mercado global de produtos agrícolas e fertilizantes. Ele enfatizou a importância de restaurar a arquitetura do livre comércio de alimentos e fertilizantes, que entrou em colapso sob as sanções ocidentais. Nesse contexto, Vladimir Putin garantiu que a Rússia está comprometida em cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes russos aos agricultores brasileiros", informou um comunicado do Kremlin.

Segundo o comunicado, os líderes discutiram "em detalhes" os problemas da segurança alimentar global. Putin e Bolsonaro também abordaram temas da agenda internacional, inclusive a presidência rotativa do Brasil no CSNU.
Presidente russo Vladimir Putin disse, durante a reunião com seu homólogo indonésio, Joko Widodo, no Kremlin, Moscou, 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2022
Panorama internacional
Putin: estado dos países emergentes no âmbito alimentício está piorando devido às ações dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала