Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moldávia pode se reunir com Romênia para acelerar adesão à UE, diz analista

© Sputnik / Rodion Proka / Abrir o banco de imagensA presidente da Moldávia Maia Sandu em uma coletiva de imprensa após a reunião com o presidente francês Emmanuel Macron em Chisinau, 24 de junho de 2022
A presidente da Moldávia Maia Sandu em uma coletiva de imprensa após a reunião com o presidente francês Emmanuel Macron em Chisinau, 24 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2022
Nos siga noTelegram
A Moldávia pode se reunir com a Romênia para aderir à União Europeia mais rápido, porque o processo de implementação de reformas pode levar décadas, disse à Sputnik o cientista político Anatol Taranu.
Os chefes de Estado e de governo da União Europeia aprovaram na cúpula em Bruxelas em 23 de junho a concessão do status de países candidatos à União Europeia para a Ucrânia e Moldávia. Chisinau afirmou que um longo período de reformas devia se seguir à decisão.

"A Moldávia tem duas variantes para aderir à União Europeia: a mais rápida seria sua unificação com a Romênia, e a segunda seria tentar aderir à UE como um Estado independente, mas vários analistas supõem que tal pode levar de 10 a 30 anos. À medida que as reformas se atrasem e a perspectiva de aderir à UE também fique adiada, a ideia da unificação com a Romênia vai parecer cada vez mais atraente", acredita Taranu.

Bandeiras nacionais da Moldávia e da União Europeia em uma coletiva em Chisinau da presidente moldava Maia Sandu sobre a concessão à Moldávia do status de país candidato ao ingresso na União Europeia  - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Panorama internacional
União Europeia usará Moldávia como peão em seu jogo político, diz líder da oposição moldava
Segundo o analista, se houver um agravamento sério da situação político-militar na região, a questão da unificação da Moldávia com a Romênia "pode se tornar uma perspectiva do futuro mais próximo".
Ao mesmo tempo, o analista não descarta a possibilidade de as autoridades da Moldávia decidirem tentar se concentrar nas reformas. Então, neste caso elas terão de prestar uma atenção especial à reforma do sistema judicial e à luta contra a corrupção, especialmente nas entidades públicas. Em caso contrário, a Moldávia não poderá contar com investimentos, acredita.
No sábado (25), o ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia Dmitry Medvedev escreveu no seu canal no Telegram que via como uma variante provável a adesão da Moldávia à União Europeia através da criação de uma "nova Grande Romênia". Ele destacou que "os políticos romenos têm efetuado há muito tempo danças políticas em torno da Moldávia".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала