- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

FAB e BNDES fecham acordo para 'alugar' grande área no Porto de Santos para terminal privado

© Folhapress / Bruno SantosFotos de um dos 55 terminais de carga do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
Fotos de um dos 55 terminais de carga do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2022
Nos siga noTelegram
A ideia é que o "locatário" do terreno não pague o "aluguel" em dinheiro, mas sim em prestação de serviços de engenharia e manutenção em outras bases operacionais da Força Aérea.
Em uma ação um pouco incomum, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o banco BNDES firmaram uma parceria para FAB ceder parte de sua base área no Porto de Santos para a construção de um novo terminal portuário no local, segundo o jornal Valor Econômico.
De acordo com a mídia, o objetivo da FAB não é vender a área, mas fazer um "aluguel" de longo prazo, a partir do momento que o objetivo é que o terreno dê lugar a um terminal de uso privado.
Em troca, o novo arrendatário terá que prestar serviços de engenharia para instituição militar, por exemplo, contratando obras e reformas a serem feitas em outras bases operacionais da Força Aérea, como pistas de pouso e decolagem, prédios que abrigam os militares etc.
Fotos de um dos 55 terminais de carga do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2022
Notícias do Brasil
Portos abertos: quais são os prós e contras da desestatização portuária no Brasil?
Trata-se de um território grande, de 600 mil m², com acesso ao estuário do porto e um espaço de retroárea para armazenagem. Porém, a escolha da empresa que ficará com o local será feita por meio de concorrência pública.
A expectativa é que o leilão seja realizado no segundo semestre de 2023, segundo Osmar Lima, chefe de Departamento da Área de Desestatização do BNDES citado pelo Valor.
"Vários grupos logísticos já manifestaram interesse e pensaram em projetos para o local. A demanda não será um problema", afirmou Lima.
A mídia relata que o "aluguel" da área foi pensando dessa maneira para garantir o aproveitamento dos recursos pela própria FAB, visto que caso o pagamento fosse feito em dinheiro, o valor seguiria para o caixa.
Em uma avaliação preliminar, foi identificado potencial para um terminal de granéis sólidos ou de granéis líquidos. Porém, os estudos para encontrar essa vocação do terreno serão aprofundados a partir de agora para que a concorrência seja realizada no segundo semestre do próximo ano, relata o jornal.
Pelo porte do ativo em Santos, a previsão é que serão realizadas audiências públicas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала