Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

CIA recruta militantes do Daesh para serem enviados à Ucrânia, afirma fonte

© AP Photo / Hubert Delany IIISoldados dos EUA se dirigem à avião para deslocamento no Iraque (foto de arquivo)
Soldados dos EUA se dirigem à avião para deslocamento no Iraque (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2022
Nos siga noTelegram
Fonte revela que agência norte-americana pretende enviar militantes de organização terrorista para lutar em solo ucraniano.
A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, na sigla em inglês) está recrutando militantes do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia), detidos em prisões e campos controlados por curdos na Síria, para enviar para a Ucrânia, disse uma fonte à Sputnik.
"De acordo com informações disponíveis, a CIA dos EUA está recrutando ativamente militantes do Daesh, mantidos em prisões e campos controlados pelos curdos no nordeste da Síria. Os americanos estão transferindo terroristas para suas instalações sob o pretexto de conduzir investigações adicionais com a perspectiva de transferir [militantes] para a Europa", disse a fonte.
Até o momento, os curdos já entregaram aos Estados Unidos vários líderes de alto escalão do Daesh e cerca de 90 combatentes, principalmente entre cidadãos dos países da União Europeia (UE), Iraque, da República da Chechênia da Rússia e da República de Xinjiang da China, acrescentou a fonte. Ainda segundo a fonte, por enquanto, os EUA estariam planejando enviar e manter os militantes no território de sua base militar At-Tanf, localizada no sul da Síria.
"No futuro, Washington pretende enviar esses militantes para a Ucrânia para que participem das hostilidades contra as Forças Armadas russas", disse a fonte.
Soldados dos EUA na Europa (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.05.2022
Panorama internacional
Mídia revela planos dos EUA para manter 100 mil soldados na Europa
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала