Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia alerta Noruega sobre conflito no Ártico

© Sputnik / Mikhail Voskresenskiy / Abrir o banco de imagensLongyearbyen, cidade localizada na costa do mar da Groenlândia, é a capital administrativa e econômica do arquipélago de Svalbard, na Noruega
Longyearbyen, cidade localizada na costa do mar da Groenlândia, é a capital administrativa e econômica do arquipélago de Svalbard, na Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Nos siga noTelegram
Moscou entende que bloqueio de suprimentos para mineradores feito pelo governo da Noruega é "inaceitável".
Moscou convocou a encarregada de negócios estrangeiros da Noruega, Solveig Rossebo, para explicar a proibição "inaceitável" da entrega de suprimentos para uma operação de mineração russa no Ártico.
O empreendimento, que opera no arquipélago de Svalbard, ficou impossibilitado de receber mercadorias "críticas", incluindo alimentos, equipamentos médicos, materiais de construção e peças de reposição.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia prometeu "medidas de retaliação apropriadas" se a questão não for resolvida.
Ártico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2022
Panorama internacional
BRICS e G20 querem cooperar com Rússia no Ártico, segundo chancelaria russa
O bloqueio deixou os mineiros que trabalham na cidade de Barentsburg sem comida, o que a Rússia classificou de uma violação dos direitos humanos.
Moscou também protestou que tal comportamento estava violando o Tratado de Svalbard, assinado em 1920, que estabeleceu o domínio norueguês sobre as ilhas, mas também o direito dos signatários, incluindo a Rússia, de explorar seus recursos.
No fim de abril, o governo da Noruega anunciou que proibiria o transporte rodoviário a operadores russos a partir de 7 de maio e fecharia seus portos a navios russos.
© SputnikPraça central com monumento a Vladimir Lenin em Svalbard
Praça central com monumento a Vladimir Lenin em Svalbard - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Praça central com monumento a Vladimir Lenin em Svalbard. Foto de arquivo
No entanto o arquipélago escapou das sanções justamente por conta do Tratado de Svalbard, que também foi assinado pelos Estados Unidos, Reino Unido, França e Dinamarca, entre outros países.
O Kremlin manifestou nos últimos meses um grande interesse em explorar as ricas jazidas árticas da região, o que preocupa países como Estados Unidos e Canadá.
Neste mês, Moscou também acusou a Lituânia de violar a lei internacional ao suspender o trânsito de mercadorias sancionadas na região de Kaliningrado.
Bairro residencial às margens do rio Pregoli, na cidade de Kaliningrado - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Panorama internacional
Especialista explica como Lituânia atraiu a OTAN para armadilha com bloqueio de Kaliningrado
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала