Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Exoplanetas totalmente diferentes da Terra podem ter condições favoráveis para existência de vida

© Foto / ESA / Hubble / M. KornmesserRepresentação artística do planeta K2-18b
Representação artística do planeta K2-18b - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Nos siga noTelegram
Novas pesquisas realizadas pela Universidade de Berna e Universidade de Zurique descobriram que as condições favoráveis para que haja água, e talvez vida, podem ser encontradas em planetas totalmente diferentes da Terra.
De acordo com o estudo, publicado pela revista Nature, a pré-condição necessária para a existência de água líquida nos planetas é que haja uma atmosfera primordial, formada principalmente por hidrogênio e hélio, permitindo a manutenção de temperaturas adequadas.
Após analisar os resultados, os cientistas descobriram que, nos "casos em que a superfície recebe calor geotérmico, a radiação de uma estrela como o Sol não é necessária para que ocorram as condições que permitem a existência de água líquida", explicou Marit Mol Lous, coautora do estudo.
© Foto / CC BY-NC-SA 4.0/Thibaut Roger/Universidade de Berna/Universidade de ZuriquePlaneta de baixa massa com uma atmosfera primordial de hidrogênio e hélio
Planeta de baixa massa com uma atmosfera primordial de hidrogênio e hélio - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Planeta de baixa massa com uma atmosfera primordial de hidrogênio e hélio
O estudo também apontou que os exoplanetas com uma atmosfera primordial suficientemente espessa poderiam ser quentes o suficiente para manter a presença de água líquida ao longo de até 10 bilhões de anos, tempo necessário para que a vida possa ser desenvolvida.
Com isso, a pesquisa demonstra que a ideia focada na Terra como um planeta extremamente específico e com condições únicas propícias para a vida pode não ser correta.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала