Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Escultura pré-hispânica com mais de 850 anos é encontrada em perfeito estado no Peru (FOTOS, VÍDEO)

Peru - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Nos siga noTelegram
A pequena estatueta foi descoberta na cidade pré-hispânica de Chan Chan, considerada a maior cidade de barro das Américas localizada no norte do Peru.
Na terça-feira (28), uma equipe de arqueólogos encontrou uma escultura de madeira em um centro cerimonial da cidade pré-hispânica de Chan Chan, no norte do Peru, segundo o jornal La Nación. A escultura oscila entre 850 e 1.470 anos, o que corresponde ao período inicial da cultura Chimú.
Uma foto de apostila disponibilizada pelo Ministério da Cultura do Peru mostra um especialista durante a descoberta de uma escultura de madeira perfeitamente preservada no centro arqueológico de Chan Chan, considerada a maior cidade de barro das Américas, localizada no norte do Peru, 28 de junho de 2022.
"Encontramos uma escultura de madeira em perfeitas condições pertencente à cultura Chimú no complexo arqueológico de Chan Chan. O objeto tem 50 centímetros de altura por 16 de largura e representa um portador de liteira de um governante Chimú. É uma das esculturas mais antigas que encontramos na área", informou o arqueólogo Arturo Paredes, chefe do projeto que investiga Chan Chan citado pela mídia.
Chan Chan, que significa "Sol resplandescente" na língua nativa foi construída com adobe e barro, sendo a maior cidade da América e do mundo construída com esse material. A extensão da cidade atingiu 20 km² no seu auge e abrigava cerca de 30 mil habitantes. Agora, restam 14 km² do complexo, que enfrenta ameaças do clima, invasões e saques.
O personagem da escultura usa um boné com corte trapezoidal na parte superior, decorado com sete faixas verticais de cores claras e escuras alternadas.
Ao seu lado, foram recuperadas sementes de nectandra (plantas com flores), que devem ter formado um colar. Também foi registrada uma pequena bolsa preta com decoração feita com fios marrons e brancos, informou o Ministério da Cultura do Peru.
Chan Chan é, junto às cidades de Machu Picchu, Caral e Cusco, um dos complexos arqueológicos mais atraentes do país sul-americano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала