- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Virgin Orbit obtém licença para operar na base de Alcântara e lançará nova subsidiária no Brasil

CC BY 2.0 / Ronnie Macdonald / Virgin 747-400 & Red Arrows 08O Boeing 747-400 da empresa Virgin é acompanhado por um grupo de pilotagem da Força Aérea Real britânica Red Arrows (Estrelas Vermelhas)
O Boeing 747-400 da empresa Virgin é acompanhado por um grupo de pilotagem da Força Aérea Real britânica Red Arrows (Estrelas Vermelhas) - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Nos siga noTelegram
Em meio à corrida espacial entre bilionários como Elon Musk e Jeff Bezos, o Brasil acaba de entrar, mais uma vez, na rota de um deles: o britânico Richard Branson, da Virgin Orbit.
Na segunda-feira (27), a Virgin obteve uma licença para operar na base de Alcântara, no Maranhão, de acordo com o jornal O Globo. O país terá uma subsidiária da empresa e poderá lançar foguetes ao espaço a partir de seu território.
A companhia de Branson está trazendo o sistema LaunchedOnde, "que dará oportunidade à Alcântara de se tornar um dos únicos portos espaciais continentais do mundo capazes de atingir qualquer inclinação orbital", segundo nota da Virgin citada pelo jornal.
Base de Alcântara, no Maranhão - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2021
Notícias do Brasil
Base de Alcântara fecha parcerias para lançamento de satélites
Ainda de acordo com a empresa, até agora, a base brasileira foi palco apenas de lançamentos de foguetes para voos suborbitais. Isso significa que as espaçonaves não entraram na órbita da Terra, elas subiram e voltaram ao chão, fazendo uma curva.
Todo o equipamento da companhia britânica necessário para realizar um lançamento em órbita é transportável, desde o foguete, até os ativos terrestres que o preparam para o voo, bem como a própria aeronave. Por isso, não há necessidade de qualquer outra construção além da base aérea brasileira, segundo a Virgin.
Branson disputa com os empresários Musk e Bezos uma corrida espacial, e seu primeiro voo ao espaço ocorreu em julho de 2021, poucos dias antes do realizado por Bezos e alguns meses antes do capitaneado pela Space X, fundada por Musk.
O avião-foguete de passageiros VSS Unity da Virgin Galactic, transportando o empresário bilionário Richard Branson e sua tripulação, pousa após alcançar a borda do espaço acima do Spaceport America perto de Truth or Consequences, Novo México, EUA, 11 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2021
Richard Branson realiza com sucesso 1º voo tripulado de turismo espacial (VÍDEO, FOTOS)
O anuncio do investimento do bilionário britânico acontece um mês após a visita de Musk ao Brasil, quando foi recebido pelo presidente, Jair Bolsonaro (PL), e fechou acordo para conectar 19 mil escolas e monitorar a Amazônia através de sua empresa Starlink, ao mesmo tempo que conversou com a FAB sobre o uso da base de Alcântara, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала