Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia apoiará adesões de Finlândia e Suécia à OTAN

© AP Photo / Turkish PresidencyO presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala aos membros de seu partido, em Ancara, Turquia, em 13 de agosto de 2020
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala aos membros de seu partido, em Ancara, Turquia, em 13 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Nos siga noTelegram
A Turquia apoiará as adesões de Finlândia e Suécia à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na cúpula da aliança em Madri nesta semana. As partes assinaram um comunicado conjunto após negociações na capital espanhola.
Turquia, Suécia, Finlândia e a OTAN assinaram um memorando trilateral com dez pontos nesta terça-feira (28), após negociações em Madri.
Em 18 de maio, Helsinque e Estocolmo, no esteio da operação militar especial russa na Ucrânia, apresentaram pedidos ao secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, para ingressar na aliança militar.
A Turquia bloqueou o início do processo, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, informou reiteradas vezes que Ancara não poderia dizer "sim" às adesões da Finlândia e da Suécia porque não podia acreditar em suas garantias sobre as relações com representantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo), proibido na Turquia.
Segundo o gabinete de Erdogan, Suécia e Finlândia se comprometeram a não apoiar o PKK, as Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo) e o movimento Gulen, do clérigo Fethullah Gulen, considerados terroristas por Ancara.
De acordo com o memorando trilateral, obtido pela Sputnik, "Finlândia e Suécia se comprometem a impedir atividades do PKK e de todas as outras organizações terroristas e suas extensões, bem como atividades por indivíduos em grupos ou redes afiliados, inspirados ou vinculados a essas organizações terroristas".
O tratado determina que será estabelecido um mecanismo conjunto e estruturado de diálogo e cooperação em todos os níveis de governo, inclusive entre a aplicação da lei e agências de inteligência, para aumentar a cooperação no combate ao terrorismo, crime organizado e outros desafios comuns.
Militares turcos na fronteira com o Iraque recebem o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, na província turca de Hakkari, 19 de junho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022
Panorama internacional
Liderança do PKK é morta no Iraque por forças da Turquia, diz mídia
Além disso, Estocolmo e Helsinque terão a obrigação de abandonar a política de embargo à indústria de defesa turca e abordarão pedidos de extradição de suspeitos de terrorismo de forma rápida e completa, levando em conta informações e evidências fornecidas pela Turquia.
Outro ponto importante do memorando trata do combate à desinformação e da adoção de medidas para impedir que leis domésticas sejam deturpadas em benefício ou promoção de organizações terroristas.
Para a implementação do tratado, Ancara, Estocolmo e Helsinque estabelecerão um Mecanismo Conjunto Permanente, com a participação de especialistas dos ministérios das Relações Exteriores, Interior e Justiça, bem como serviços de inteligência e instituições de segurança.

"Assumiu-se o compromisso de retirar o embargo no domínio do complexo militar-industrial e de alargar a cooperação nessa área", informou o gabinete de Erdogan.

"Tenho o prazer de anunciar que agora temos um acordo que abre caminho para a Finlândia e a Suécia se juntarem à OTAN", disse Jens Stoltenberg.
Panorama da Estação Espacial Internacional sobre a Terra em 30 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Panorama internacional
Roscosmos divulga coordenadas de 'centros de decisão' da OTAN (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала