Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polícia belga invade laboratório de drogas em base aérea que abriga arsenal nuclear dos EUA

© AP Photo / Alex BrandonMala com códigos nucleares do assistente militar do presidente norte-americano
Mala com códigos nucleares do assistente militar do presidente norte-americano - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Nos siga noTelegram
A polícia belga invadiu nesta terça-feira (28) um laboratório ilegal que produz ecstasy em uma base aérea que abriga parte do arsenal nuclear dos EUA na Europa.
Dois suspeitos (não militares) foram presos durante a operação, de acordo com informações do jornal The Guardian. A base Kleine-Brogel, no nordeste da Bélgica, é conhecida por abrigar um estoque de armas nucleares dos EUA.
Promotores disseram que a polícia local descobriu o laboratório de drogas em área militar na última quarta-feira (22) e que ele foi desmantelado por oficiais federais especializados.
As autoridades belgas são discretas sobre a implantação das ogivas em seu território. Entretanto há relatos de que as forças dos EUA mantinham de dez a 20 ogivas nas instalações da base Kleine-Brogel.
O laboratório encontrado produzia MDMA e outras drogas recreativas sintéticas, como o ecstasy. A base aérea de Kleine-Brogel é frequentemente alvo de manifestantes contrários à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, e seu vice, Jaroslaw Kaczynski, durante sua visita a Kiev, Ucrânia, 15 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2022
Panorama internacional
Polônia está 'aberta' à opção de implantar armas nucleares dos EUA, diz vice-premiê do país
Localizada em uma área rural entre a cidade portuária de Antuérpia e a fronteira com o centro industrial da Alemanha, a região abriga diversos laboratórios e esconderijos usados ​​por traficantes internacionais.
A base de dados Nuclear Notebook estima que até 2021 os Estados Unidos mantinham um grande arsenal nuclear na própria Europa, com quase 100 ogivas distribuídas em seis bases americanas localizadas em cinco países.
Essas bases ficam em Aviano e Ghedi, na Itália; em Buchel, na Alemanha; em Kleine-Brogel, na Bélgica; em Incirlik, na Turquia; e em Volkel, nos Países Baixos.
Vale lembrar que, em abril deste ano, Jaroslaw Kaczynski, vice-primeiro-ministro da Polônia, declarou que Varsóvia está disposta a considerar a possibilidade de abrigar armas nucleares americanas caso tal proposta seja feita.

"Se os EUA nos pedissem para implantar armas nucleares na Polônia, estaríamos abertos a essa opção. Tal passo aumentaria a dissuasão contra Moscou", disse.

Míssil balístico intercontinental Minuteman 3 sendo lançado durante teste operacional, na base aérea americana de Vandenberg, nos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2022
EUA concedem contrato de US$ 12 bilhões a empresa britânica para modernizar seus mísseis nucleares
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала