Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Expansão do BRICS pode ir além da Argentina e Irã, diz especialista

© Foto / Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0Sessão Plenária da XI Cúpula de Líderes do BRICS (foto de arquivo)
Sessão Plenária da XI Cúpula de Líderes do BRICS (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Nos siga noTelegram
De acordo com Dmitry Burikh, especialista em assuntos da América Latina, o BRICS pode se expandir não apenas com o ingresso da Argentina e do Irã.
Anteriormente, o Irã confirmou sua intenção de aderir ao BRICS, assim como a Argentina.
"Não há procedimentos definidos no BRICS, [sobre a adesão de novos membros] não é um problema, é apenas uma questão de vontade dos Estados-membros", ressaltou.
O especialista acredita que não haverá objeções ao ingresso de novos membros, lembrando que a Argentina já tinha esta intenção há muito tempo.
Ebrahim Raisi, presidente do Irã, participa de entrevista no Escritório da Presidência, em Teerã, Irã, 4 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Panorama internacional
Irã solicita adesão ao BRICS
Além disso, o especialista observou que Teerã e Buenos Aires manifestaram o interesse pela adesão ao BRICS por motivos políticos e econômicos.
"Estes países observam o avanço dos países-membros, assim como o apoio político que os países estão tentando conceder uns aos outros em diversas plataformas internacionais, incluindo a ONU", afirmou.
Burikh destacou que há uma série de outros países que também podem declarar seu interesse pela adesão ao BRICS, uma organização focada apenas na cooperação e não em conflitos.
"Um ponto positivo, provavelmente, será o maior sucesso no desenvolvimento das instituições financeiras, principalmente o banco do BRICS, que está mostrando os primeiros resultados, e por isso, acredito que haja perspectivas de expansão", concluiu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала