Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista explica como Lituânia atraiu a OTAN para armadilha com bloqueio de Kaliningrado

© Sputnik / Aleksei FilippovBairro residencial às margens do rio Pregoli, na cidade de Kaliningrado
Bairro residencial às margens do rio Pregoli, na cidade de Kaliningrado - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Nos siga noTelegram
Ao agravar as relações com a Rússia por causa das restrições de trânsito para Kaliningrado, a Lituânia atraiu a OTAN para uma armadilha, aponta a especialista Emma Ashford para a edição Foreign Policy.
"Surge uma questão de saber se os lituanos consultaram os seus aliados europeus na Europa Ocidental antes de tomar esta decisão. Acho que este é um caso potencial da aliança sendo atraída para uma armadilha, onde um membro geralmente menor e mais fraco consegue atrair seu aliado para um conflito que não corresponde aos seus interesses", ponderou Ashford.
Ela observou que a política lituana mostra que Vilnius é muito mais propensa à deterioração das relações com Moscou do que seus parceiros na França, Alemanha ou nos EUA.
A especialista também lamentou o desenrolar da situação atual em torno do enclave russo, recordando que antes das tensões a região desenvolvia ativamente as relações com seus vizinhos.
Na segunda-feira (27), Dmitry Medvedev, ex-presidente russo e vice-presidente do Conselho de Segurança do país, afirmou que a resposta de Moscou à proibição do trânsito de mercadorias para a região de Kaliningrado será "muito dura" e "capaz de cortar oxigênio a vizinhos bálticos".
Vilnius começou a impor no sábado (18) uma proibição ao trânsito de mercadorias sujeitas a sanções da UE entre a Rússia continental e Kaliningrado.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, durante uma reunião em Moscou, em 4 de dezembro de 2020 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Panorama internacional
Resposta será dura e capaz de 'cortar oxigênio', diz Medvedev sobre bloqueio a Kaliningrado
A chancelaria russa informou na semana passada em um comunicado que Moscou se reserva o direito de agir para proteger os seus interesses se, em um futuro próximo, o trânsito de cargas não for retomado.
Kaliningrado tem uma população de cerca de um milhão de pessoas e é a base da Frota do Báltico da Rússia. Moscou foi obrigada a reforçar suas defesas áreas e de mísseis da região nos últimos anos devido às tensões com a OTAN e declarações do bloco de "tomar" o enclave russo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала