Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte espera momento certo para realizar teste nuclear, afirma Coreia do Sul

© Sputnik / Ilya Pitalev / Abrir o banco de imagensMilitares no polígono nuclear de Punggye-ri, Coreia do Norte
Militares no polígono nuclear de Punggye-ri, Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Nos siga noTelegram
A razão pela qual Pyongyang ainda não executou seu primeiro teste nuclear desde 2017 é porque está calibrando o momento exato para o fazer, de acordo com Seul.
A Coreia do Norte concluiu todos os preparativos para um teste nuclear e está agora esperando o momento certo para maximizar seu efeito, enquanto observa atentamente a situação na arena internacional e doméstica, disse na segunda-feira (27) Kwon Young-se, ministro da Unificação da Coreia do Sul.
"Não será uma surpresa se a Coreia do Norte conduzir um teste nuclear a qualquer momento [...]. Para resumir em uma frase, só resta uma decisão política" para Pyongyang, frisou ele, citado pela agência sul-coreana Yonhap.
Para Young-se, a Coreia do Norte "pode estar medindo as situações doméstica e externa" para determinar o momento em que fará a detonação, e instou a China a deter Pyongyang antes que execute a ação.
Demolição de instalações auxiliares do polígono nuclear de Punggye-ri, no norte da Coreia do Norte (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2022
Panorama internacional
Mídia: Pyongyang adiou 7º teste nuclear em meio a preocupações com a COVID-19 e planos da China
O ministro também explicou que a iniciativa da Coreia do Norte de testar mísseis balísticos de curto alcance mais avançados e armas nucleares táticas, em lugar de mísseis mais avançados de longo alcance e armas estratégicas táticas, significa que Pyongyang está agora se preparando para confrontar tanto os EUA como a Coreia do Sul.
"[...] Gostaria de referir que aqueles que disseram que as armas nucleares do Norte [Coreia do Norte] não visam o Sul [Coreia do Sul] estão errados", apontou o ministro.
No início da segunda-feira (27), os chefes do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul reiteraram que a Coreia do Norte concluiu "até certo ponto" a preparação da infraestrutura para um teste nuclear, mas não puderam revelar a data programada para o teste.
A Coreia do Norte intensificou os lançamentos de mísseis balísticos e outros projéteis em 2022. Desde o início do ano, Pyongyang lançou 18 mísseis, alguns dos quais, segundo ela, eram hipersônicos.
A Coreia do Norte detonou pela última vez uma bomba nuclear em 2017, e demoliu as instalações usadas para o fazer em 2018. No entanto, nos últimos meses surgiram relatos de que Pyongyang estava reconstruindo o lugar de detonação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала