Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maioria dos finlandeses se recusa a fazer concessões à Turquia para ingressar na OTAN

© Fotolia / SuomenkopteriA scenic view of Helsinki, Finland
A scenic view of Helsinki, Finland - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Nos siga noTelegram
A maioria (70%) dos finlandeses não querem renunciar aos princípios ou mudar as leis em vigor para cumprir as condições que a Turquia exige em relação ao ingresso da Finlândia na OTAN, diz uma pesquisa de Gallup realizada para o diário Helsingin Sanomat.
Apenas 14% dos entrevistados sugerem que é possível fazer concessões a Ancara; os restantes não têm posição clara sobre o assunto.
O apoio por parte dos cidadãos finlandeses à adesão de seu país à OTAN alcançou em junho um novo máximo de 79%, seis pontos acima do mês anterior. Ainda assim, 11% se opõem à ideia e 10% não sabem ou não respondem.
Bandeiras da Finlândia (à esquerda), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN, no centro) e da Suécia durante cerimônia de comemoração de inscrição à adesão à aliança militar em Bruxelas, Bélgica, 18 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2022
Panorama internacional
Impasse no bloco militar ameaça adesão da Finlândia e Suécia à OTAN
A Finlândia e a Suécia solicitaram oficialmente o ingresso na OTAN, mas a Turquia ainda se opõe às duas candidaturas, alegando sua suposta tolerância em relação ao extremismo curdo e as restrições sobre a venda de armas que os países nórdicos impuseram após a ofensiva turca de 2019 contra as milícias curdas YPG (Unidades de Proteção Popular, na sigla curda) no norte da Síria.
Para se juntar à aliança atlântica é necessária a aprovação unânime dos 30 Estados-membros.
A pesquisa, com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais, foi realizada de 20 a 21 de junho entre 1.003 pessoas de 18 a 79 anos de idade.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала