Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã solicita adesão ao BRICS

© AP Photo / Escritório da Presidência do IrãEbrahim Raisi, presidente do Irã, participa de entrevista no Escritório da Presidência, em Teerã, Irã, 4 de setembro de 2021
Ebrahim Raisi, presidente do Irã, participa de entrevista no Escritório da Presidência, em Teerã, Irã, 4 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Nos siga noTelegram
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (27) que a república islâmica apresentou seu pedido de adesão ao BRICS.
Após a Argentina, o Irã também manifestou interesse em ingressar no grupo das cinco principais economias emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh.
Ele acrescentou que uma série de consultas foi realizada no país sobre o tema e que embora o BRICS não seja um tratado ou um acordo internacional, ele tem se baseado em um "mecanismo muito criativo com aspectos amplos".
Segundo apuração da agência Tasnim, o porta-voz observou que os membros do BRICS representam 30% da produção bruta mundial e 40% da população do planeta.
Ele expressou a esperança de que a adesão do Irã ao BRICS resultaria em "valores agregados" para todos os lados.
Os líderes dos países do BRICS participam de encontro do bloco em Brasília, Brasil, 14 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Panorama internacional
Kremlin sobre desejo da Argentina de aderir ao BRICS: Moscou apoia expansão da organização
Discursando em uma cúpula virtual do Fórum Empresarial do BRICS, que contou com a presença dos principais líderes do grupo na sexta-feira (24), o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, expressou a disposição do país em compartilhar suas vastas capacidades e potenciais para ajudar o BRICS a atingir seus objetivos.
Durante a XIV Cúpula do BRICS, na última quinta-feira (23), o presidente iraniano fez um discurso a convite do presidente chinês, Xi Jinping. Ele falou sobre pontos de vista do Irã a respeito de questões internacionais mais importantes e sobre a expansão da cooperação com outros países.
O presidente Raisi pediu aos membros do BRICS que fortalecessem essa plataforma global para a atuação efetiva de instituições multilaterais independentes para alcançar o desenvolvimento homogêneo e a paz mundial.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin (à esquerda), e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante o Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS e o Novo Banco de Desenvolvimento, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em 14 de novembro de 2019 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022
Panorama internacional
Sem Trump, Brasil voltou a valorizar BRICS, mas 'há muito o que melhorar', dizem analistas
Segundo comunicado da agência estatal iraniana IRNA, o BRICS "tem potencial para criar uma nova estruturação para a economia e a política globais" e pode "desafiar a ordem mundial atual, já que a Europa e os Estados Unidos não têm presença no agrupamento".

"Se o Irã e outros países poderosos se juntarem ao agrupamento, podem ser ainda mais fortes e desafiar as políticas ocidentais", diz a publicação.

A estatal iraniana informou também que a posição geográfica única do Irã, assim como suas 'capacidades nas áreas de energia, trânsito e comércio", fizeram com que os membros do BRICS prestassem atenção especial no Irã como uma "rota de ouro" para conectar o Oriente ao Ocidente.
Vale lembrar que o Irã ingressou na Organização para Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) em dezembro do ano passado, e a adesão ao BRICS pode ser um impulso para a diplomacia econômica do Irã, que visa neutralizar as sanções ocidentais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала