Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Descobrem no Canadá filhote de mamute lanoso mumificado de 30.000 anos (FOTOS)

CC BY 2.5 / Mauricio Antón / Ice age fauna of northern SpainMamutes lanosos (imagem ilustrativa)
Mamutes lanosos (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2022
Nos siga noTelegram
Um filhote de mamute lanoso mumificado, que morreu há mais de 30.000 anos, foi encontrado em 21 de junho em um campo de extração de ouro na região de Klondike, território de Yukon no noroeste do Canadá, informam autoridades locais em um comunicado.
O animal pré-histórico foi achado quando um mineiro escavava o permafrost no território de uma comunidade indígena. A cria recebeu o nome de Nun cho ga, que significa "grande animalzinho".
Trata-se da primeira múmia desta espécie de mamute "quase completa e melhor conservada" encontrada na América do Norte.
Este é o mamute mumificado mais completo alguma vez encontrado na América do Norte. A preservação deste filhote é notável! A descoberta foi anunciada hoje.
"Sendo um paleontólogo da Idade do Gelo, um dos sonhos da minha vida era encontrar-me frente a frente com um verdadeiro mamute lanoso. Este sonho se tornou realidade hoje. Nun cho ga é lindo e é um dos animais mumificados mais incríveis já descobertos no mundo", comentou o pesquisador Grant Zazula.
Participar da extração de Nun cho ga, o mamute lanoso bebê encontrado no permafrost no Klondike esta semana (no Dia do Solstício e dos Povos Indígenas!), foi o acontecimento científico mais empolgante de que eu já fiz parte, sem excepção.
Segundo as estimativas do especialista, o espécime morreu quando tinha 30 ou 35 dias. A geologia do local da descoberta indica que o mamute morreu há cerca de 35.000 ou 40.000 anos, aponta CBC News.
Os geólogos, que vieram ao local após a notícia do achado e levaram o corpo para análises, descobriram erva em uma parte do intestino do animal. Com base nisso, Zazula disse que a cria pode ter estado perto de sua mãe, mas se afastou para se alimentar, acabando por ficar presa na lama.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала