Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Adesão da Ucrânia à OTAN 'nunca esteve em cima da mesa', diz MRE espanhol

© Sputnik / Mikhail Markiv / Abrir o banco de imagensBandeiras da Ucrânia e da OTAN (foto de arquivo)
Bandeiras da Ucrânia e da OTAN (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2022
Nos siga noTelegram
De acordo com Madri, a ideia de convidar Kiev para se juntar ao bloco militar não vai ser discutida na cúpula da próxima semana.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) convidou o presidente ucraniano Vladimir Zelensky para participar de sua próxima cúpula em Madri, mas isso não significa que o bloco planeje convidar Kiev para se juntar às suas fileiras em breve, disse o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, ao jornal El País neste domingo (26).
A questão de convidar a Ucrânia para se juntar à OTAN não está sendo levantada, disse o ministro, quando perguntado se o bloco militar manteria sua porta aberta para que Kiev se juntasse "no médio prazo". "Nunca esteve na mesa, nem está agora", acrescentou.
A expansão da OTAN para o leste foi citada pela Rússia como uma das razões para o lançamento de operação militar especial na Ucrânia em fevereiro. O Kremlin tem insistido que a Ucrânia se declare oficialmente um país neutro que nunca se juntaria ao bloco militar liderado pelos EUA.
No início desta semana, o conselheiro de Zelensky, Aleksei Arestovich, afirmou que a Ucrânia já é "de fato" parte da OTAN, apontando para as promessas das nações ocidentais em ajudar Kiev a "vencer" o conflito estabelecido com a Rússia.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, responde a perguntas da mídia durante coletiva de imprensa em um metrô de Kiev sob uma praça central, Ucrânia, 23 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2022
Panorama internacional
Ucrânia não planeja fazer novos pedidos de ingresso na OTAN, diz vice-chefe de gabinete de Zelensky
De acordo com o ministro da Defesa espanhol, se Zelensky tivesse decidido participar pessoalmente da próxima cúpula de Madri, "nós o teríamos recebido de braços abertos", acrescentando que o líder ucraniano acabaria participando da cúpula por meio de uma ligação de vídeo.
A União Europeia (UE) e a OTAN querem apenas "que a paz retorne à Ucrânia e à Europa o mais rápido possível", observou Albares, acrescentando, no entanto, que todas as medidas tomadas pelas nações da UE e seus "aliados transatlânticos" visam fazer com que as forças de Moscou regressem ao território russo.
As nações ocidentais têm fornecido à Ucrânia várias armas e equipamentos militares quase desde o início da operação. Moscou advertiu repetidamente que o fornecimento de armas para Kiev apenas prolongaria a situação de instabilidade e o conflito.
Quando perguntado se o Ocidente deveria "pedir" a Zelensky para chegar a um cessar-fogo com a Rússia fazendo algumas concessões, Albares disse que a Ucrânia é uma nação soberana e pode tomar decisões por si mesma.
Bandeiras da União Europeia e da Ucrânia fora da sede do Conselho Europeu em Bruxelas, Bélgica, 16 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2022
Panorama internacional
Ucrânia receberá dinheiro da UE, mas não vai ingressar no bloco, prevê político francês
Suas palavras vieram antes da cúpula da OTAN na próxima semana em Madri, durante a qual o bloco militar deve definir seu novo conceito de estratégia. O chefe da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, disse anteriormente que em sua próxima atualização de política o bloco, pela primeira vez, deve declarar a Rússia não mais como um parceiro, mas sim uma ameaça.
As nações bálticas e a Polônia também planejam aproveitar a ocasião para solicitar um reforço maciço da OTAN em seu flanco leste – algo que a Rússia há muito define como uma ameaça à sua segurança.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала