Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia e EUA discutem expansão da OTAN e exportação de grãos ucranianos

© Sputnik / Yevgeny BiyatovBandeiras dos EUA e da Turquia
Bandeiras dos EUA e da Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2022
Nos siga noTelegram
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, discutiu a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e as exportações de grãos ucranianos dos portos do mar Negro com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse o serviço de imprensa da pasta turca à Sputnik neste sábado (25).
"O ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, teve uma conversa telefônica com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, hoje (25). Durante a reunião, eles discutiram as relações bilaterais, a ampliação da Otan e os embarques de grãos da Ucrânia", informou o comunicado.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan fala durante uma coletiva de imprensa após uma reunião de gabinete no Complexo Presidencial em Ancara em 9 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2022
Panorama internacional
Turquia revela posição sobre expansão da OTAN antes da cúpula na Espanha
Líderes mundiais e organizações internacionais vêm levantando preocupações sobre uma crise alimentar iminente e em larga escala desde o início da operação militar russa na Ucrânia em 24 de fevereiro, citando interrupções nas cadeias de suprimentos, preços em alta e produção descarrilada dos produtores de grãos nas maiores regiões produtoras do mundo.
A Ucrânia e a Rússia representam cerca de 30% das exportações globais de trigo, 20% de milho e 76% de girassol.
Países ocidentais acusaram a Rússia de bloquear embarques de grãos nos portos do mar Negro.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, discursa durante uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, e o ministro das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, em Ancara, em 15 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2022
Panorama internacional
Documento de entrada da Suécia na OTAN não atende às expectativas da Turquia, diz MRE turco
Moscou insiste que os portos foram minados pela Ucrânia, impossibilitando os embarques.
No início de junho, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que não havia barreiras à exportação de grãos da Ucrânia. Os navios que transportam trigo poderão deixar o mar Negro sem problemas se Kiev limpar os portos das minas que instalou para impedir os avanços russos.
Em 18 de maio, três meses desde o início da crise na Ucrânia, a Finlândia e a Suécia apresentaram pedidos de adesão à OTAN, abandonando décadas de neutralidade e citando uma mudança na situação de segurança na Europa.
A Turquia bloqueou a consideração de suas propostas, citando o apoio de longa data de Helsinque e Estocolmo ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PPK, na sigla em curdo), que Ancara considera uma organização terrorista e uma séria ameaça à sua segurança nacional.
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2022
Panorama internacional
'É tudo mentira': Erdogan afirma que política ocidental não é confiável
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала