Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Forças russas libertam 800 civis da fábrica de produtos químicos Azot em Severodonetsk

© Sputnik / Victor Antonyuk / Abrir o banco de imagensVista da fábrica Azot, em Severodonetsk, de cuja planta as Forças Armadas russas liberaram 800 pessoas em 25 de junho de 2022
Vista da fábrica Azot, em Severodonetsk, de cuja planta as Forças Armadas russas liberaram 800 pessoas em 25 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2022
Nos siga noTelegram
As Forças Armadas da Rússia libertaram 800 civis da fábrica química Azot na República Popular de Lugansk (RPL), disse o líder Ramzan Kadyrov no sábado (25). Eles estavam sendo mantidos no local para serem usados como escudos humanos pelas Forças Armadas da Ucrânia.
"Até 800 civis foram libertados do território da fábrica de produtos químicos Azot. A limpeza do aeroporto das gangues armadas restantes está sendo realizada, com todo o seu território sob controle [das forças russas]", disse Kadyrov.
Ele acrescentou que a área industrial e o aeroporto de Severodonetsk também estão liberados e que os militares russos estão realizando a liberação do assentamento do tipo urbano de Borovskoye.
Kadyrov disse que todos os civis foram evacuados das instalações subterrâneas da fábrica de Azot, e toda a área industrial de Severodonetsk, incluindo seu aeroporto e Borovskoye, foram libertados.
Tropas ucranianas dirigem tanques em uma estrada no leste de Donbass - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022
Panorama internacional
Rússia toma o controle de Severodonetsk
Um oficial da Milícia Popular de Lugansk, tenente-coronel Andrei Marochko, confirmou que "a área industrial da fábrica de Azot, em Severodonetsk, ficou sob controle total da milícia popular da RPL e das forças russas aliadas".
No final do dia, o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse durante uma coletiva de imprensa que uma tentativa das Forças Armadas ucranianas de transformar o território da usina de Azot em um foco persistente de resistência foi frustrada, com a usina agora sendo controlada por unidades da milícia popular da RPL.
A fábrica de produtos químicos Azot ocupa quase a metade do território de Severodonetsk.
Militantes do batalhão nacionalista Azov evacuados em Mariupol, foto publicada em 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2022
Panorama internacional
Shoigu: Rússia, RPD e RPL aumentam controle sobre Donbass, libertação plena de Lugansk está próxima
A usina estava sob o controle de militantes ucranianos por várias semanas depois que eles foram empurrados e cercados lá quando a cidade ficou sob o controle das forças russas e da RPL.
Na semana passada, os militares russos ofereceram saída segura para militantes ucranianos em Azot que concordaram em se render. Também pediu que deixassem os civis saírem da usina por um corredor humanitário para uma área livre de combates na RPL.
Líder da RPD Leonid Pasechnik (à esquerda) e líder da RPL Denis Pushilin durante o fórum de integração Donbass Russo em Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2022
Panorama internacional
Líder da RPL anuncia possível referendo sobre adesão da república popular à Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала