Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China condena passagem de avião militar dos EUA sobre estreito de Taiwan

© Australian Air Force Avião P-8 Poseidon da Força Aérea Real australiana
Avião P-8 Poseidon da Força Aérea Real australiana - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2022
Nos siga noTelegram
Pequim manifestou seu desagrado com o fato de um avião P-8A Poseidon dos EUA ter sobrevoado o estreito de Taiwan na sexta-feira (24).
O Exército de Libertação Popular (ELP) da China enviou no sábado (25) um protesto aos EUA devido ao voo de um avião americano de reconhecimento sobre o estreito de Taiwan.
Como escreveu na sexta-feira (24) a emissora CNN, a ação foi realizada por uma aeronave P-8A Poseidon e justificada como sendo um "compromisso com um Indo-Pacífico livre e aberto".
O ministro da Defesa Nacional da China, Wei Fenghe, durante uma reunião em Moscou, na Rússia, em 4 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2022
Panorama internacional
China vai 'lutar até o fim' contra tentativas de separar Taiwan do país, diz ministro
O sobrevoo foi condenado por Pequim.

"As ações dos EUA representam uma interferência intencional e uma desestabilização da situação na região, prejudicam a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan. A China se opõe firmemente a isso", disse o porta-voz do Comando do Teatro Oriental Chinês do ELP.

Ele acrescentou que a entidade mobilizou forças aéreas e terrestres para monitorar a passagem do avião americano, e que as tropas estavam "sempre em alerta máximo para salvaguardar resolutamente a soberania nacional".
O estreito de Taiwan tem sido palco de tensões, com aviões da China sobrevoando frequentemente a Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ, na sigla em inglês) de Taiwan, que defende ser um território renegado que se reunificará um dia com o país. Já os EUA usam frequentemente navios de guerra para atravessar o estreito de Taiwan sob a justificativa de liberdade de navegação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала