Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Situação em torno de grãos da Ucrânia está sendo inflada artificialmente, diz Putin

© Sputnik / Sergei GuneevPresidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião do Conselho de Estado, 25 de maio de 2022
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião do Conselho de Estado, 25 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022
Nos siga noTelegram
A histeria em relação à cessação do transporte de grãos ucranianos está sendo artificialmente inflada, Rússia não impede a sua exportação da Ucrânia, disse o líder russo Vladimir Putin na cúpula do BRICS.
"[…] Está sendo inflada artificialmente uma histeria em torno da paragem do transporte, digamos, de grãos ucranianos através de um porto do mar Negro. A propósito, tanto pelas estimativas americanas como nossas, trata-se de aproximadamente de cinco a seis milhões de toneladas de trigo e sete milhões de toneladas de milho. Também é algo, mas globalmente, é claro, isso não resolve nenhum problema no mercado global de grãos. Mas a questão nem é essa: eu já afirmei publicamente muitas vezes, e quero sublinhar mais uma vez, que a Rússia não impede a exportação de grãos ucranianos para fora desse país e está pronta a garantir livre passagem de navios com grãos para águas internacionais se, é claro, os militares ucranianos neutralizarem as minas dos portos de envio e as áreas aquáticas próximas", disse Putin.
O forte aumento da inflação no mundo não é efeito dos últimos meses ou da operação militar especial russa na Ucrânia, mas o resultado de uma política de muitos anos dos países do G7.
"Este não é um resultado dos últimos meses ou ainda menos um resultado da operação militar especial […] para proteger Donbass. Quero enfatizar: o aumento acentuado da inflação não aconteceu ontem. Este foi o resultado de muitos anos da política macroeconômica irresponsável dos países do G7, da emissão [de dinheiro] descontrolada e da acumulação de dívidas não garantidas", explicou Putin.
Descarregamento de trigo no porto de Teodósia, no mar Negro - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2022
Panorama internacional
FAO: grãos ucranianos nos portos do mar Negro constituem 0,2% do volume total da produção global
Pouco tempo atrás, os EUA eram um país exportador de alimentos, e agora eles começaram a comprar no valor de mais US$ 17 bilhões (R$ 88,4 bilhões), em vez de vender, disse líder russo.
Na cúpula do BRICS Putin notou que a Rússia está pronta para cumprir todas as suas obrigações contratuais e fornecer fontes de energia, fertilizantes e grãos. Ele acrescentou que a Rússia continua a prestar assistência humanitária a muitos países necessitados, em particular ao Líbano, Tajiquistão, Quirguistão, Cuba, Sudão e outros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала