Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Relações entre Rússia e Canadá se tornaram 'puramente virtuais' sob Trudeau, diz embaixador do país

© Sputnik / Aleks PantsikovJustin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022
Nos siga noTelegram
As relações entre a Rússia e o Canadá estão se tornando "pura e politicamente virtuais" sob o atual governo liderado pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse à Sputnik o embaixador russo em Ottawa, Oleg Stepanov, nesta sexta-feira (24).

"Nossas relações por meio dos esforços do governo Trudeau estão se tornando pura e politicamente virtuais sem qualquer estofo prático, porque não há contatos econômicos, humanitários, culturais ou acadêmicos. Um estado tão estranho em tal limbo que estamos agora", disse Stepanov.

As bandeiras do Canadá e da China hasteadas para o primeiro diálogo de estratégia econômica e financeira China-Canadá em Pequim, 12 de novembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2022
Panorama internacional
China acusa Canadá de se esconder atrás de resoluções da ONU para espionar e provocar
O embaixador russo enfatizou que, com suas ações, o governo Trudeau destruiu completamente as relações bilaterais com a Rússia e congelou totalmente os aspectos das relações bilaterais que não se destroem.
"As sanções cortaram todo o volume de negócios. Em todos os níveis de governo – no local, no federal – todos os laços foram cortados. As universidades receberam claramente um comando tácito para parar de interagir com seus parceiros. A ciência política e a dimensão acadêmica estão completamente congeladas. Sabemos que muitos departamentos de estudos russos em muitas universidades são forçados a fechar ou suspender suas atividades, não apenas porque há algumas coisas pró-Rússia, mas também porque é proibido fornecer uma imagem objetiva da Rússia", comentou.
Unidade de separação de gás na estação de gasoduto - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2022
Panorama internacional
Canadá está trabalhando para devolver turbinas russas do gasoduto Nord Stream, diz mídia
Stepanov caracterizou a situação como "triste", acrescentando que não sabe se a corrosão das relações bilaterais chegou ao fundo do poço ou se pode piorar e afundar ainda mais.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) pediram ajuda para defendê-las da intensificação dos ataques das tropas ucranianas.
O Canadá e o Ocidente responderam impondo sanções abrangentes contra a Rússia, ao mesmo tempo em que forneceram armas ofensivas e defensivas a Kiev no valor de vários bilhões de dólares.
Militar inspeciona quartel de unidade de artilharia abandonada pelas Forças Armadas da Ucrânia em Berdyansk - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2022
Panorama internacional
Atirador de elite canadense descreve realidade militar dos mercenários na Ucrânia
O Ocidente também se engajou em uma campanha de intolerância e detratação da ciência, tecnologia, esportes e cultura russas.
Até o momento, Ottawa enviou obuses M777 e cerca de 20 mil munições de artilharia para Kiev, além de outras armas.
O governo canadense disse que planeja enviar mais 100 mil projéteis e continua treinando tropas ucranianas no uso do equipamento e suprimentos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала