Dinamarca envia fragata em missão da OTAN no Atlântico Norte para ajudar a 'dissuadir' Rússia

CC BY-SA 4.0 / Cavernia / (cropped image)Fragata norueguesa KNM Thor Heyerdahl
Fragata norueguesa KNM Thor Heyerdahl - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022
Nos siga noTelegram
Mads Korsager, analista de defesa da rádio dinamarquesa, descreveu a missão do país nórdico como sendo um "desejo de contribuir para a dissuasão da Rússia" e ficar de olho em seus submarinos nucleares.
Uma fragata dinamarquesa de 140 metros de comprimento com uma tripulação de até 135 homens será enviada para o Atlântico Norte como parte de uma missão da OTAN de dissuasão.
A embarcação, junto com navios de outras nações, formará um "anel de proteção" em torno desta área, informou o Ministério da Defesa do país.
A Dinamarca contribuirá com uma fragata da classe Iver Huitfeldt, atualmente três delas estão operacionais.
Anteriormente as fragatas tinham sido implantadas em missões ao largo da costa oriental africana, Síria e no estreito de Ormuz, além de ajudar na proteção dos porta-aviões norte-americanos e franceses.
Os navios estão equipados com sistemas de radar de longo alcance, canhões de 76mm e 35mm, torpedos, metralhadoras, bem como mísseis contra alvos marítimos e aéreos. Eles também podem receber helicópteros.
De acordo com Korsager, a missão da Dinamarca é motivada por um "desejo de contribuir para a dissuasão da Rússia".
Além disso, ele ressaltou que a Marinha da Rússia seria vigiada, especialmente sua frota de submarinos nucleares implantada na península de Kola.
Militares dos EUA perto de um lançador múltiplo de foguetes M142 HIMARS (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2022
Panorama internacional
The Hill: Estados Unidos estão mais perto da confrontação militar com Rússia do que parece
O comandante interino da Marinha dinamarquesa, Carsten Fjord-Larsen, chamou a missão de uma "oportunidade de ouro" para treinar com outros aliados, construir confiança e mostrar que a Dinamarca está em pé de igualdade com outras nações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала