Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Apesar do momento de crise na Europa, Croácia resolve adotar o euro em 2023

© Foto / HansMonumento ao Euro em Frankfurt, Alemanha
Monumento ao Euro em Frankfurt, Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2022
Nos siga noTelegram
Prestes a se tornar o 20º membro da zona do euro, parlamento da Croácia aprova lei que substitui sua moeda pelo euro.
O parlamento croata aprovou uma lei sobre a adoção do euro em 1º de janeiro de 2023. Os legisladores foram favoráveis, com 117 votos a favor e 13 contra, a substituição do kuna pela moeda única europeia.
De acordo com a legislação, os preços na Croácia serão exibidos em ambas as moedas a partir de setembro deste ano e usados em paralelo ao longo de 2023.
O governo diz que a adoção do euro deve eliminar o risco cambial, reduzir as taxas de juros, melhorar a classificação de crédito croata e abrir caminho para mais investimentos.
Um grande desafio para a Croácia, que aderiu à União Europeia em 2013, tem sido controlar a inflação e os gastos orçamentários, para atender aos critérios macroeconômicos para a adesão à zona do euro.
A Croácia permanece entre as economias mais fracas da UE, em parte devido ao legado duradouro da guerra na década de 1990.
A economia da Croácia depende fortemente da receita do turismo, atraindo vários milhões de visitantes das mais diversas partes do globo, incluído da própria Europa, a cada ano.
Zona do euro - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2022
Panorama internacional
Inflação anual da zona do euro bate recorde no mês de março e pode chegar a 7,5%, diz Eurostat
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала