Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FMI revela 'riscos significativos' do bitcoin como moeda com curso legal igual a El Salvador

© REUTERS / Jose CabezasSímbolo de bitcoin em Chiltiupán, El Salvador, 18 de novembro de 2021
Símbolo de bitcoin em Chiltiupán, El Salvador, 18 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2021
Nos siga noTelegram
O Fundo Monetário Internacional (FMI) desaconselhou, em uma declaração dedicada a El Salvador, o uso amplo do bitcoin como moeda com curso legal, destacando seus riscos significativos para a economia e a população.
Na segunda-feira (22), o FMI admitiu que adoção do bitcoin como moeda com curso legal em El Salvador, em 7 de setembro, incluindo a introdução da carteira eletrônica Chivo, "tem capacidade de tornar os pagamentos mais eficientes, pelo que melhora a inclusão financeira e apoia o crescimento".
No entanto, a entidade afirmou que os riscos potenciais relacionados com moedas digitais tornam arriscado seu uso.
"Dada a elevada volatilidade dos preços do bitcoin, seu uso como moeda com curso legal implica riscos significativos para a proteção do consumidor, a integridade financeira e a estabilidade financeira", conforme o FMI.
A organização também considera que seu uso poderia levar a passivos fiscais, por isso, "o bitcoin não deve ser usado como moeda com curso legal".
Moedas virtuais, bitcoins, cédulas de dólares - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2021
Panorama internacional
Rússia, Venezuela e Paraguai se beneficiam do êxodo de mineradores de criptomoedas chinesas, diz FT
Deste modo, o FMI recomendou a El Salvador reduzir o alcance da lei do bitcoin e estimular "imediatamente" a regulamentação e supervisão do novo sistema de pagamentos para proteger os consumidores, combater a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e gerir os riscos.
A declaração do FMI foi feita poucos dias após o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, ter revelado planos para construir Bitcoin City (Cidade do Bitcoin, em português), a primeira cidade no mundo financiada com títulos respaldados pela criptomoeda.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала