Japão planeja lançar satélites capazes de rastrear e monitorar ogivas hipersônicas

Míssil hipersônico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2021
Nos siga noTelegram
O governo japonês planeja lançar no início desta década três pequenos satélites capazes de rastrear ogivas hipersônicas deslizantes (HGV, na sigla em inglês) e monitorar possíveis desastres naturais.
De acordo com o jornal Yomiuri, citando fontes locais, Tóquio pretende iniciar a criação de uma rede de observação denominada "constelação de satélites".
Cada pequeno satélite pesaria entre 100 e 500 quilos e seria lançado a uma órbita de baixa altitude de aproximadamente 400 quilômetros. Os dispositivos seriam equipados com sensores e câmeras para coletar informações em terra e no mar.
Navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão e da Marinha da Índia navegam em formação com o HMAS Warramunga, da Marinha Real Australiana, e o destróier de mísseis guiado USS Barry (DDG 52) da classe Arleigh Burke, durante exercícios Malabar-2021 em 27 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2021
Panorama internacional
Japão 'enviou sinais' de que participará de eventual guerra entre China e Taiwan, afirma mídia
O jornal também informa que o custo destes satélites é menor que o dos satélites convencionais, e que o trabalho está sendo feito por empresas privadas.
Recentemente, especialistas advertiram para que a China fique atenta à possibilidade de o Japão intervir militarmente em um possível conflito militar entre Pequim e Taipé.
"O Japão não apenas emitiu sinais através de níveis oficiais e individuais, como também tentou realizar ações práticas de resposta através da aliança Japão-EUA [...]", afirmou Wu Huaizhong, especialista da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
Nos últimos anos, os militares chineses e norte-americanos realizaram uma série de exercícios conjuntos, e há pouco mais de uma semana realizaram sua primeira simulação conjunta de guerra antissubmarino no mar do Sul da China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала