Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Navios e aeronaves dos EUA e Japão realizam manobras militares no mar do Sul da China (FOTOS)

© AP Photo / Marinha dos EUA / Especialista de comunicação em massa de 2ª classe Kaila V. PetersNavios dos EUA e Japão realizando exercícios no mar do Sul da China
Navios dos EUA e Japão realizando exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2021
Nos siga noTelegram
Embarcações e aeronaves dos EUA e do Japão participaram de exercícios antissubmarino conjuntos no início da semana para defender a "visão comum de um Indo-Pacífico livre e aberto".
Os EUA e o Japão realizaram na segunda-feira (15) e terça-feira (16) exercícios antissubmarino no mar do Sul da China, relata o portal Navy Times.
O destróier de mísseis guiados USS Milius (DDG 69) da 7ª Frota dos EUA opera com o JS Kaga (DDH 184) e o JS Murasame (DD 101) da Força Marítima de Autodefesa do Japão durante um exercício nesta semana no mar do Sul da China.
Os exercícios, que envolveram, do lado da Marinha dos EUA, o destróier USS Milius e um avião P-8A Poseidon e, do lado da Força Marítima de Autodefesa do Japão, o porta-helicópteros Kaga, o destróier Murasame, um submarino não identificado e um avião de patrulha marítima P-1, melhoraram a sinergia entre os ramos navais dos dois países, disse o capitão-tenente Joe Keiley, porta-voz da Força-Tarefa 71 em e-mail à mídia.
"O foco do exercício foi testar as capacidades de cada unidade em rastrear submarinos e trabalhar juntos para isso. Nossa aliança é forte devido ao estreito compromisso que acontece em eventos como este, onde trabalhamos através de desafios partilhados, permitindo a segurança e estabilidade e demonstramos nossa visão comum de um Indo-Pacífico livre e aberto", comentou o porta-voz.
Marinheiros a bordo do USS Milius da Marinha dos EUA conduziram um exercício bilateral com navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão no mar do Sul da China.
"Esta foi outra oportunidade para treinar e fazer exercícios conjuntos para melhorar a interoperabilidade e fortalecer nossas capacidades, e não foi conduzida em resposta a nenhum evento específico", garantiu ele.
Em 14-17 de novembro, o JS Kaga e o JS Murasame (IPD21) conduziram um exercício bilateral com o USS Milius da Marinha dos EUA no mar do Sul da China.
A Força Marítima de Autodefesa do Japão segue fortalecendo a capacidade da aliança Japão-EUA para dissuasão e resposta eficazes.
O contra-almirante Jeffrey Jablon, comandante da Força Submarina da Frota do Pacífico dos EUA, destacou a importância das manobras militares.
"Estamos extremamente, extremamente ocupados no Pacífico. É importante que enfrentemos esses desafios com um sentido de urgência, e é isso que estou transmitindo à força submarina do Pacífico, é ter um sentido de urgência", apontou Jablon no simpósio anual da Liga de Submarinos Navais na quinta-feira (18).
Os EUA e o Japão, além de outros países aliados, têm conduzido frequentes exercícios militares no mar do Sul da China, e outras regiões da Ásia-Pacífico, caraterizados por muitos especialistas como uma forma de resposta à ascensão da China.
Tóquio comunicou em 18 de outubro ter visto a passagem de "dez navios chineses e russos pelo estreito de Tsugaru no mar do Japão [também conhecido como mar do Leste] em direção ao oceano Pacífico".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала