Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China reduz nível de relações com Lituânia após abertura de representação taiwanesa em Vilnius

© AP Photo / MRE de TaiwanEscritório de Representação Taiwanês em Vilnius, Letônia, 18 de novembro de 2021
Escritório de Representação Taiwanês em Vilnius, Letônia, 18 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2021
Nos siga noTelegram
Pequim reduziu o nível de suas relações diplomáticas com a Lituânia para o nível de encarregado de negócios no domingo (21), após o país báltico permitir a Taiwan criar lá sua representação, informou o MRE chinês.
"Lituânia ignorou a posição solene do governo chinês, desconsiderou a situação geral das relações bilaterais e ignorou as normas básicas das relações internacionais", disse Pequim em nota, exortando Vilnius a "corrigir o erro" o mais rápido possível.
"Não se deve subestimar a determinação, a vontade inabalável e capacidades enormes da nação chinesa para assegurar a proteção da soberania estatal e da integridade territorial do país", acrescentou a entidade chinesa.
A Lituânia comentou esse passo, declarando que lamenta a decisão da China:
"A Lituânia reafirma sua adesão à política 'Uma China', porém, ao mesmo tempo tem o direito de expandir a cooperação com Taiwan", inclusive de estabelecer missões não diplomáticas, enfatizou a chancelaria lituana em comunicado.
Os alunos seguram as bandeiras nacionais chinesas durante uma cerimônia de hasteamento da bandeira para marcar o 24º aniversário da transferência de Hong Kong para a China, 1º de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2021
'Mina soberania': China retira embaixador da Lituânia após país permitir que Taiwan abra escritório
A representação oficial de Taiwan foi instalada na capital lituana nesta quinta-feira (18). Eric Huang, atual chefe em exercício da missão de Taiwan na Letônia, foi nomeado chefe do escritório.
Em agosto, a China anunciou que vai convocar seu enviado do país báltico e exigiu que a Lituânia convocasse seu embaixador em Pequim. O aviso ocorreu em resposta à declaração sobre a intenção de denominar o escritório de Escritório de Representação Taiwanês em Vilnius, enquanto outras missões em países europeus, e mesmo nos EUA, contêm o nome de Taipé e não mencionam o próprio Taiwan.
A ilha de Taiwan é governada independentemente da China continental desde o fim da guerra civil chinesa em 1949. Pequim considera a ilha sua província, enquanto Taiwan, um território com seu próprio governo eleito democraticamente, afirma que é um país autônomo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала