Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Navios chineses disparam canhões d'água contra barcos filipinos (VÍDEO)

© AFP 2022 / Guarda Costeira das FilipinasNavio da Guarda Costeira da China
Navio da Guarda Costeira da China - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2021
Nos siga noTelegram
O ministro das Relações Exteriores das Filipinas, Teodoro Locsin, denunciou que navios da Guarda Costeira chinesa dispararam com canhões d'água contra suas embarcações no mar do Sul da China.
De acordo com o ministro, três navios da Guarda Costeira da China bloquearam e dispararam com canhões d'água contra dois barcos filipinos, enquanto estes forneciam suprimentos aos militares estacionados no banco de areia de Ayungin, no disputado mar do Sul da China.
"Os atos da Guarda Costeira chinesa são ilegais", ressaltou o diplomata, recordando que os barcos filipinos estão amparados pelo Tratado de Defesa Mútua entre Manila e Washington.
"Transmitimos nos termos mais energéticos ao embaixador Huang Xilian e ao Ministério das Relações Exteriores em Pequim nossa indignação, condenando e protestando pelo incidente [...] A China não tem direitos de aplicação da lei nestas zonas ou ao redor. Devem prestar atenção e retroceder", enfatizou Locsin, citado pela agência estatal PNA.
O mar do Sul da China tem sido fonte de tensão constante durante anos por reivindicações territoriais e marítimas de múltiplos atores, como China, Vietnã, Filipinas, Taiwan, Malásia, Indonésia e Brunei.
O banco de areia de Ayungin é um atol desabitado que faz parte das ilhas Spratly. Embora esteja militarmente ocupado pelas Filipinas, é reivindicado também pela China, Vietnã e Taiwan.
A região, rica em recursos, é também uma importante via internacional, pela qual se movimenta tráfego marítimo no valor de bilhões de dólares por ano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала