Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China anuncia pretensioso plano de cobertura do país pela rede 5G até 2025

© AP Photo / Mark SchiefelbeinParticipantes da PT Expo em Pequim passam por estande anunciando serviços de 5G, em 28 de setembro de 2021
Participantes da PT Expo em Pequim passam por estande anunciando serviços de 5G, em 28 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2021
Nos siga noTelegram
A China, país que assumiu a dianteira na corrida para o desenvolvimento e exploração comercial da rede 5G, garante que até 2025 todas suas cidades, incluindo vilas e a maioria dos vilarejos, serão cobertas pela rede.
A China, país que assumiu a dianteira na corrida para o desenvolvimento e exploração comercial da rede 5G, garante que até 2025 todas suas cidades, incluindo vilas e a maioria dos vilarejos, serão cobertas pela rede.
Foto da ilha de Malden que faz parte das ilhas pertencentes a Kiribati  - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2021
Panorama internacional
Kiribati abre maior reserva marinha mundial em meio a relatos de que China pode ter afetado passo
A informação é parte de um plano de desenvolvimento de infraestrutura digital divulgado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT na sigla em inglês). Segundo o documento, o número de estações-base 5G por 10.000 habitantes chegará a 26 até 2025 e será possível através da ampliação da rede gigabit de fibra ótica (tecnologia que permite que um único ponto de acesso à rede seja partilhado para múltiplos usuários domésticos). Segundo o ministério, graças ao plano as instalações e serviços de processamento de dados e computação serão aprimorados notavelmente.
Para além de outras atribuições, o plano chinês define o papel da indústria da informação e comunicação como uma indústria estratégica, básica e pioneira para ajudar a construir um novo tipo de infraestrutura digital e apoiar o desenvolvimento econômico e social, disse Xie Cun, funcionário do MIIT, citado pelo Global Times.
No que se refere à aplicação digital, o documento explica que a medida pretende integrar os usos da tecnologia de comunicação e informação com os campos econômico e social, promovendo a criação (e consequente aumento) de novas formas de negócio on-line, favorecendo inovações nos mais diversos setores e aprimorando as linhas de produção com a aplicação industrial da Internet.
O plano destaca ainda um novo tipo de sistema de supervisão, proteção dos direitos e interesses dos usuários, especialmente suas informações pessoais.

5G no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão responsável pelas tecnologias de informação e comunicação no Brasil, encerrou o leilão do 5G, a nova geração de Internet móvel, no dia 5 de novembro. Os lances validados na ocasião representam uma movimentação de cerca de R$ 7,1 bilhões, embora o valor total de aportes em infraestrutura por parte das empresas vencedoras ainda não tenha sido divulgado pela agência.
© Folhapress / Mateus BonomiLeilão do 5G do Brasil realizado pela Anatel, Brasília, 4 de novembro de 2021
Leilão do 5G do Brasil realizado pela Anatel, Brasília, 4 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2021
Leilão do 5G do Brasil realizado pela Anatel, Brasília, 4 de novembro de 2021
Este foi apenas o primeiro passo para a operação no país. Segundo cronograma divulgado pelo governo, somente em 2029 o serviço estará disponível em 100% dos municípios com até 30 mil habitantes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала