Membros da comitiva de uma delegação em frente da sede das Nações Unidas durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido aceita pagar dívida de 400 milhões de libras ao Irã por contrato quebrado de 1974

© Foto / Governo do Reino UnidoCarro blindado Saladin com um canhão de 76 milímetros
Carro blindado Saladin com um canhão de 76 milímetros - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2021
Nos siga noTelegram
O vice-chanceler iraniano, Ali Bagheri Kani, informou que o Irã e o Reino Unido chegaram a acordo sobre pagamento da dívida a Teerã no valor de 400 milhões de libras (R$ 2,8 trilhões) por quebra de um contrato de entrega de tanques em 1979.
Kani disse que a questão foi abordada em uma reunião com os diplomatas britânicos na quinta-feira (11).
Ele afirmou que as conversas foram "sérias" e que o acordo é um passo em frente para ultrapassar as diferenças entre os dois países, segundo a agência Bloomberg.

"A questão principal sobre o pagamento da dívida e seu valor está acordada, mas o método e processo de como o pagamento será feito ainda não foi resolvido", conforme o vice-chanceler iraniano.

Em 2012, o Tribunal Internacional de Justiça da ONU determinou que o Reino Unido deveria pagar uma indenização por ter rompido um contrato, assinado entre a empresa International Military Services e o Irã em 1974.
Segundo o contrato, a empresa britânica deveria entregar ao Irã mais de 1.000 tanques, mas por causa da Revolução Iraniana de 1979 e chegada ao poder dos clérigos islâmicos, Londres se recusou a cumprir os termos do contrato.
Até agora, Teerã não tinha conseguido receber a indenização. As autoridades britânicas afirmavam que não podiam pagar dívida porque o Ministério da Defesa do Irã está sob sanções.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала